Programa Especial de Formação de Docentes da Uergs lança três livros

3/11/2013 09:59:00 PM




O Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes (PEFPD) da Uergs realizou neste final de semana mais um encontro de formação, na Escola Estadual Parobé. Na sexta-feira, 8/3, o reitor da Uergs, Fernando Guaragna, e o pró-reitor de Ensino, Leonardo Beroldt, participaram da abertura do evento, que teve o lançamento de três livros de cursistas que concluíram a formação em 2012.
No sábado, 9/3, houve o encerramento da atividade de extensão Pesquisa e Educação – preparando os estágios curriculares supervisionados no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Durante o curso, foram discutidos temas como técnicas de busca por livros no acervo da Biblioteca Central da Uergs; orientações para estruturação de relatórios e artigos científicos de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); estratégias para planejar e executar oficinas com ação pedagógica, entre outros assuntos referentes às práticas do curso.
De acordo com Helena Sardagna, coordenadora do Parfor na Uergs, a atividade foi um momento de integração das três turmas em curso - nas unidades de Porto Alegre, Novo Hamburgo e Cruz Alta - com a turma dos licenciados em 2012 formada pelos autores dos livros lançados. “Além das reflexões sobre a pesquisa na formação de professores, houve momentos significativos de trocas de experiência entre os licenciados e licenciandos” ressaltou.
Livros reúnem artigos da área de formação dos cursistas
O PEFPD da Uergs oferece formação pedagógica a tecnólogos ou bacharéis que atuam como docentes na educação básica e é desenvolvido no âmbito do Parfor, mediante convênio entre a Uergs e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Os três livros lançados no dia 8: Reflexões sobre a prática pedagógica no ParforPráticas e saberes pedagógicos no Parfor e Pesquisa e formação pedagógica no Parfor reúnem artigos dos cursistas, produzidos durante a formação e tratam de temas como engenharia, administração, entre outras áreas de formação dos professores.

Fonte: Site da UERGS

Relacionados

1 comentários.

  1. Olá bom dia!
    Como devo fazer para ter acesso nesse material produzido pelo Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes (PEFPD) da Uergs? Gostaria muito de ler essas experiências.
    Elisa Salazar

    ResponderExcluir

Visualizações

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *