Agrônomos renomados ensinam em Santa Catarina

3/25/2013 02:07:00 PM

Sucesso na conversão de propriedades convencionais para orgânicas será compartilhado em curso, na Epagri de Itajaí. Entre os dias 6 e 11 de abril, os agrônomos Jairo Restrepo Rivera, da Colômbia, e Jesus Ignácio Simon Zamora, do México, ministrarão curso na Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), em Itajaí, Santa Catarina. A formação é direcionada à pesquisadores, acadêmicos e produtores rurais, interessados na agricultura orgânica e nas técnicas de fabricação de insumos não tóxicos.
 
Os agrônomos possuem vasta experiência no estudo da microbiologia do solo e nos processos químicos e físicos que o tornam fértil. Eles são fundadores da Máshumus, grupo internacional de pesquisadores para melhorar a qualidade de vida no meio rural - www.mashumus.com/. Os profissionais são reconhecidos pela implementação bem sucedida de processos de transição de propriedades convencionais para áreas orgânicas, ao longo dos últimos 20 anos. Eles prestam serviços para importantes grupos e entidades de diferentes países da América Latina, Europa e Oceania.
 
Por meio de uma linguagem simples, eles ensinarão em Itajaí, conceitos fundamentais e aplicações práticas utilizadas pela vanguarda da agricultura sustentável mundial, como a agro homeopatia e a cromatografia. Segundo Dalva Schuch, agrônoma e organizadora da formação, o curso transmitirá informações esclarecedoras para produtores que tem intenção de deixar a agricultura convencional e iniciar a produção de orgânicos, de forma rápida e segura. "As técnicas utilizadas permitem que a conversão para produção orgânica ocorra em poucos anos", afirma Schuch.
 
Os participantes aprenderão a desenvolver biofertilizantes e compostos feitos com insumos locais, disponíveis para qualquer agricultor ou produtor. Também estudarão sobre a regeneração dos solos, benefícios da remineralização da matéria orgânica, a recuperação da fertilidade e as vantagens da utilização de adubos verdes.
 
O curso é promovido pela Associação Praia Vermelha, e conta com a parceria da Universidade do Vale do Itajaí, da Empresa de pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e da Associação Teto Verde.
 
Inscrições e informações pelo site www.univali.br/eventos, no link Meio Ambiente.
Fonte: Jornal da Ciência

Relacionados

0 comentários.

Visualizações

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *