Ciências da Vida e do Meio Ambiente.


Sites

Acesso Livre à Informação Científica da Embrapa  O Repositório Acesso Livre à Informação Científica da Embrapa (Alice) destina-se a reunir, organizar, armazenar, preservar e disseminar, na íntegra, informações científicas produzidas por pesquisadores da Embrapa e editadas em capítulos de livros, artigos em periódicos indexados, artigos em anais de congressos, teses e dissertações, notas técnicas, entre outros.

Associação Brasileira de Horticultura - A ABH é uma entidade com reconhecimento de Utilidade Pública pelo Ministério da Justiça, ao qual anualmente presta relatório das atividades realizadas, cumprindo dispositivo legal. Fundada em Viçosa com o objetivo de congregar todas as pessoas e entidades que têm interesses voltados à olericultura.

 
Embrapa Hortaliças - Unidade Descentralizada da Embrapa, com foco em pesquisa e desenvolvimento para a produção eficiente e competitiva da Olericultura. É reconhecida como centro de referência brasileiro pela sua contribuição técnico-científica e pela capacidade de articulação em prol da sustentabilidade do espaço rural e do agronegócio de hortaliças.

Embrapa Mandioca e FruticulturaUnidade Descentralizada da Embrapa que executa e coordena pesquisas que aumentem a produção e a produtividade, melhorem a qualidade dos produtos, reduzam os custos de produção e que viabilizem o aproveitamento de áreas ainda subutilizadas para mandioca, citros, banana, abacaxi, manga, mamão, maracujá e acerola.

Embrapa Meio Ambiente - Unidade Descentralizada da Embrapa que atua em pesquisa, desenvolvimento e inovação voltada para a interface agricultura e meio ambiente, conciliando as demandas dos sistemas produtivos com as necessidades de conservação e recursos naturais e preservação ambiental.


Embrapa Solos - Unidade Descentralizada da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) que coordena e executa, em todo o território nacional, ações no sentido de prognosticar e promover medidas preventivas de riscos ambientais em decorrência do uso inadequado dos recursos solo e água.

 
Embrapa Uva e VinhoUnidade Descentralizada da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) que desenvolve ações de pesquisa com uva, vinho, maçã e outras fruteiras de clima temperado.

Embrapa Trigo - Unidade Descentralizada da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) que desenvolve pesquisas sobre o trigo.

Fepagro – Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária executa pesquisa e difusão de tecnologia agropecuária, estimula, planeja, promove e executa projetos de pesquisa agropecuária. Participa da formação, orientação, coordenação e execução da política agropecuária do RS. Produzi, difundi e preserva material genético de espécies vegetais e animais, bem como produtos imunobiológicos necessários ao desenvolvimento agropecuário.

Ministério da Cultura, Pecuária e Abastecimento - Ministério responsável pela gestão das políticas públicas de estímulo à agropecuária, pelo fomento do agronegócio e pela regulação e normatização de serviços vinculados ao setor.  Busca integrar sob sua gestão os aspectos mercadológico, tecnológico, científico, ambiental e organizacional do setor produtivo e também dos setores de abastecimento, armazenagem e transporte de safras, além da gestão da política econômica e financeira para o agronegócio.

Observatório de Unidades de Conservação - UCS - Observatório de Unidades de Conservação é uma iniciativa do WWF-Brasil e instituições parceiras para permitir a geração e sistematização de dados atualizados sobre as unidades de conservação brasileiras, com a possibilidade de divulgação de documentos, publicações e fotos dessas áreas, além da geração de relatórios, análises, mapas e gráficos.

Organización de las Naciones Unidas para la Alimentación y la Agricultura - UCS  – FAO  é uma organização que luta para garantir acesso à alimentação para todos e que a mesma seja de boa qualidade.

Sistema Aberto e Integrado de Informação em Agricultura - Sistema de bibliotecas para pesquisa científica.

Sociedade Brasileira de Ciências do Solo - Entidade científica e civil sem fins lucrativos que promove e incrementa a aproximação e o intercâmbio intelectual daqueles que atuam na pesquisa, no ensino, na divulgação ou em atividades técnicas para o conhecimento e melhoramento da utilização do solo e da água no Brasil. Difunde o conhecimento dos métodos científicos e das técnicas racionais de exploração, tratamento e conservação do solo e da água.  Trata da adequação e uniformização da nomenclatura e representação do solo, bem como dos métodos de análise e seus controles de qualidade.  Colabora e zela para o aperfeiçoamento do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos e para o detalhamento dos Levantamentos de Solos do Brasil. Estimula a formação de Bibliotecas Especializadas, Museus e Centros de Referência de Solos.

Sociedade Brasileira de Fruticultura - Apoia o desenvolvimento da fruticultura nacional e propõe medidas para o fortalecimento e defesa e do setor.

Periódicos

Memórias do Instituto Oswaldo Cruz Acta Botânica Brasilica -  Publica artigos originais sobre todos os aspectos da biologia vegetal (incluindo algas) e biologia de fungos.

Anais da Academia Brasileira de Ciências - Periódico científico, de circulação nacional e internacional que visa publicar avanços na pesquisa científica.

Natureza e Conservação – Revista científica da Associação Brasileira de Ciência Ecológica (ABECO) dedicada a melhorar aspectos teóricos, metodológicos e práticos da conservação.

Pesquisa Agropecuária Brasileira - A PAB publica artigos científico-tecnológico originais em Fisiologia Vegetal, Fitopatologia, Fitotecnia, Genética, Solos, Tecnologia de Alimentos e Zootecnia.

Revista Brasileira de Entomologia – Publica artigos originais sobre assuntos de sistemática, diversidade e evolução dos insetos.

Revista Chilena de História Natural – Publica pesquisas sobre botânica, zoologia, ecologia fisiológica e comportamental, biologia de populações, comunidades e ecossistemas, sistemática, biogeografia e evolução.

Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical – Publica pesquisas relativas a doenças tropicais infecciosas, saúde pública, e medicina preventiva.

Revista do Instituto de Medicina Tropical em São Paulo – Publica pesquisas científicas sobre os diferentes aspectos das doenças infecciosas tropicais humanas.

Brazilian Journal of Medical and Biological Research – A Revista Brasileira de Medicina e Pesquisa Biológica realiza a publicação de resultados de pesquisa experimentais que contribuem significativamente para o conhecimento das ciências médicas e biológicas.

Brazilian Journal of Botany – Revista Brasileira de Botânica da Sociedade Botânica Brasileira de São Paulo (SBSP). Suas publicações abordam temas de bioquímica e fisiologia, biotecnologia, ecologia e biogeografia, genética e biologia evolutiva, biologia reprodutiva, botânica estrutural, sistemática e filogenia.

Jornal Brasileiro de Pneumologia – Destina-se a publicar artigos científicos que contribuam para o aumento do conhecimento no campo das doenças pulmonares e áreas relacionadas.

Química Nova – Periódico que publica artigos com resultados originais de pesquisa, trabalhos de revisão, divulgação de novos métodos ou técnicas, educação e assuntos gerais em português, espanhol e Inglês.

Revista Latino-America de Enfermagem – É uma publicação científica oficial da Universidade de São Paulo, que fica em Ribeirão Preto. Sua missão é publicar resultados de pesquisa científica na área da Enfermagem e áreas afins.

Ciência e Agrotecnologia – É uma revista editada pela Universidade Federal de Larvas, que publica artigos científicos nas áreas de Ciências Vegetal e Animal, incluindo Agronomia, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Agronegócios Economia e Administração, Engenharia Rural, Veterinária e Zootecnia.

Revista Agrociência - É uma revista científica criada e apoiada pelo Colégio de Pós-Graduação, a fim de divulgar os resultados da pesquisa agrícola e florestal.

Bragantia - É editado pelo Instituto Agronômico do Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, com o objetivo de publicar trabalhos científicos originais por especialistas em Ciências Agrícolas.

Ambiente e Sociedade - Publicação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade ANPPAS, que contribui com a área de conhecimento que articula a interface entre Meio Ambiente e Sociedade, dentro de uma abordagem interdisciplinar.

Cadernos de Saúde Pública - A revista destina-se à publicação de artigos científicos voltados para a produção de conhecimento no campo da Saúde Coletiva. CSP também tem como objetivo fomentar a reflexão crítica e o debate sobre temas da atualidade relacionados às políticas públicas e aos fatores que repercutem nas condições de vida e no cuidado de saúde das populações.

Ciência & Saúde Coletiva -  É um espaço científico para discussões, debates, apresentações de investigação, exposição de novas idéias e controvérsias na área da saúde.

Engenharia Sanitária e Ambiental - Publicação sobre contribuições técnicas e científicas originais da áreas de saneamento e meio ambiente, bem como as suas interfaces.

Revista Brasileira de Ciência do Solo -  É uma revista científica publicada pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS), responsável pela propagação de trabalhos técnico-científicos originais e inéditos de interesse para a Ciência do Solo.

Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Agriambi) -  Periódico oficial da Asociación Latinoamericana y del Caribe de Ingeniería Agrícola (ALIA), pela Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola (UAEA) do Centro de Tecnologia e Recursos Naturais (CTRN) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), destinando-se à divulgação de artigos científicos originais e inéditos, elaborados em Português, Inglês ou Espanhol.

Revista Brasileira de Meteorologia - Publicação oficial da Sociedade Brasileira de Meteorologia, lançada em 1986, tem por objetivo publicar artigos inéditos que contribuam para o desenvolvimento científico e tecnológico das ciências atmosféricas.

Revista Árvore -  É o veículo de divulgação científica da Sociedade de Investigações Florestais, cujo objetivo é exercer uma função de instituição social por legitimar as sociedades científicas, autores e seus campos de estudo e; desempenhar um papel didático-pedagógico estratégico.

Saúde e Sociedade -  Destina-se a publicação de trabalhos científicos originais nas diferentes áreas do saber, sobre práticas de saúde, visando ao desenvolvimento interdisciplinar do campo da saúde pública. Voltada à comunidade de profissionais do campo da saúde, docentes, pesquisadores, especialistas da área de Saúde Pública/Coletiva e de áreas afins. Desde sua criação, tem publicado trabalhos de diferentes áreas do saber que se relacionam ou tenham como objeto de preocupação a saúde pública/coletiva. Nesse sentido, abarca a produção de diferentes ramos das ciências humanas e sociais e da emergente ciência ambiental, incorporando a produção científica, teórica e aquela mais especificamente relacionada às propostas de intervenção e prática institucional.


GESTÃO AMBIENTAL



Sites

Centro de Referência em Informação Ambiental - tem como meta e estratégia a disseminação de informação eletrônica, como ferramenta na organização da comunidade científica e tecnológica do país. Atua especificamente na área de informação biológica, de interesse industrial e ambiental, e pretende, através de sua atuação, contribuir diretamente para a conservação e utilização racional da biodiversidade no Brasil.

Centro de Tecnologia Mineral - Desenvolve atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação nas seguintes áreas: Caracterização química, mineralógica e tecnológica de minérios e materiais; Caracterização de rochas ornamentais e de revestimento; Processamento mineral; Processamento metalúrgico – metalurgia extrativa; Processos biotecnológicos; Apoio às micro, pequenas e médias empresas do setor mineral; Recuperação de metais, reciclagem de materiais e aproveitamento de resíduos; Tratamento de efluentes industriais; Recuperação ambiental de áreas mineradas; Produção de materiais de referência certificados; Estudos prospectivos dos impactos socioeconômicos e ambientais da mineração; Identificação e caracterização de pedras preciosas.

Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler - FEPAM, é a instituição responsável pelo licenciamento ambiental no Rio Grande do Sul. Desde 1999, está vinculada à Secretaria Estadual do Meio Ambiente - SEMA.

Grupo de Pesquisa em Sustentabilidade e Inovação - É formado por professores, doutorandos, mestrandos, especialistas e graduandos interessados em pesquisar e difundir conhecimentos e boas práticas sobre sustentabilidade. O GPS tem o Programa de Pós-Graduação em Administração da EA/UFRGS como base das suas ações e possui ligações com diversas instituições de ensino e pesquisa. Além disso, é um Grupo aberto à participação de outros interessados, bem como para o desenvolvimento de projetos que visem à promoção da sustentabilidade.

Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA tem por missão proteger o meio ambiente, garantir a qualidade ambiental e assegurar a sustentabilidade no uso dos recursos naturais, executando as ações de competência federal. É referência ambiental na promoção do desenvolvimento do país.

Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas - Tem por missão propor, acompanhar e assegurar a execução das políticas de conservação da natureza e das florestas, visando a conservação, a utilização sustentável, a valorização, a fruição e o reconhecimento público do patrimônio natural, promovendo o desenvolvimento sustentável dos espaços florestais e dos recursos associados, fomentar a competitividade das fileiras florestais, assegurar a prevenção estrutural no quadro do planeamento e atuação concentradas no domínio da defesa da floresta e dos recursos cinergéticos e aquícolas das águas interiores e outros diretamente associados à floresta e às atividades silvícolas.

Instituto Socioambiental -  ISA é uma organização da sociedade civil brasileira, sem fins lucrativos, fundada em 1994, para propor soluções de forma integrada a questões sociais e ambientais com foco central na defesa de bens e direitos sociais, coletivos e difusos relativos ao meio ambiente, ao patrimônio cultural, aos direitos humanos e dos povos. Está estruturado em programas que têm por base as seguintes linhas de ação: Defesa dos direitos socioambientais; Monitoramento e proposição de alternativas às políticas públicas; Pesquisa, difusão, documentação de informações socioambientais; Desenvolvimento de modelos participativos de sustentabilidade socioambiental; Fortalecimento institucional dos parceiros locais.

Projeto Tamar - Tem por missão proteger as tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil. Apoia o desenvolvimento das comunidades costeiras, de forma a oferecer alternativas econômicas que amenizassem a questão social, reduzindo assim a pressão humana sobre as tartarugas marinhas. Conservação e pesquisa aplicada, educação ambiental e desenvolvimento local sustentável são suas linhas de ação.

Secretaria do Meio Ambiente - SMAM é o órgão executivo responsável pela proteção do sistema natural e pelo controle da qualidade ambiental no município. Historicamente, a Smam priorizou a ampliação e a gestão de áreas verdes urbanas. A partir da década de 90, estruturou-se para promover políticas de proteção ao meio impactável e controlar as atividades impactantes. Atualmente, o trabalho de fiscalização da Smam está centrado no Licenciamento Ambiental.

WWF-Brasil - é uma organização não-governamental brasileira dedicada à conservação da natureza com os objetivos de harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e promover o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações. 

Visualizações

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *