Guia de Consumo Responsável de Pescados

3/27/2013 02:31:00 PM


Por meio da perspicácia e esforço de estudantes e professores dos cursos de Oceanografia, Ciências Biológicas e de Publicidade e Propaganda, a Unimonte criou um catálogo inédito em terras brasileiras que traz a lista de espécies que correm risco de extinção e aquelas que ainda podem ser pescadas sem trazer riscos ao ecossistema marinho.
Trata-se do Guia de Consumo Responsável de Pescados. A publicação é dividida em quatro categorias:Bom apetite (sinal verde), para espécies abundantes, sem problemas de conservação ou cultivadas em cativeiro; Coma com Moderação (sinal amarelo), espécies com declínio na abundância devido à atividade pesqueira; Evite (sinal vermelho), espécies próximas à extinção em virtude do excesso de pesca; e Não, Obrigado! (sinal preto), espécies proibidas para consumo.
Com formato ao estilo pocket (de bolso), o guia foi produzido tendo como base pesquisas científicas feitas por estudantes e professores da Unimonte, além de integrantes da ONG Biopesca, em um trabalho de campo que durou cerca de um mês. Neste período, o grupo envolvido também promoveu o cruzamento de diversas listas de espécies ameaçadas elaboradas por instituições nacionais e internacionais, como Instituto de Pesca de Santos, Ibama, Ministério do Meio Ambiente, Greenpeace e IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza e Recursos Naturais), e ainda contou com a orientação de especialistas nas áreas de recursos pesqueiros e oceanografia.
Acesse a página para fazer o download ou clique nas imagens abaixo para a leitura:



Relacionados

0 comentários.

Visualizações

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *