Literatura e Linguística



Sites

A língua portuguesa - Procura inicialmente apresentar um pouco da história desta língua, partindo das raízes latinas na Europa até o português moderno. Em seguida, apresenta a situação atual do português nos diversos países e regiões do mundo onde ele é falado.

Academia Brasileira de Letras - A Academia Brasileira de Letras (ABL) é uma instituição cultural inaugurada em 20 de julho de 1897 e sediada no Rio de Janeiro, cujo objetivo é o cultivo da língua e da literatura nacionais.

Acervo digital: pesquisa colaborativa - Tem por objetivo estimular a prática da pesquisa científica (colaborativa e interdisciplinar), capacitando novos pesquisadores com técnicas, métodos e ferramentas, necessários à construção do conhecimento em redes de colaboração.

Domímio Público: Biblioteca Digital -  Lançado em novembro de 2004 (com um acervo inicial de 500 obras), propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores - Internet - uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral.

Amigos do livro - Aqui você encontra autores, editoras, livrarias e sebos, gráficas, bibliotecas, grupos literários e academias, prêmios e concursos, associações literárias e culturais, profissionais do livro, instituições, fundações, ONGs, casas de cultura, noticias sobre o mundo do livro e serviços.

Literatura Digital: biblioteca de literaturas de língua portuguesa - Fonte primária e gratuita de textos literários em versão integral na internet. Trata-se de obras do Brasil e de Portugal, a partir das melhores edições disponíveis.

Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes -  Biblioteca com as obras de Miguel de Cervantes, suas obras completas, seleção de estudos críticos e biográficos e traduções. Audiovisual, gravações de som e imagens.  Também pode ser encontrado instrumentos tecnológicos que permitem a leitura e muitas outras formas de acessar a vasta obras de Miguel de Cervantes.

Câmara Brasileira do Livro - Atender aos objetivos maiores de seus associados e ampliar o mercado editorial por meio da democratização do acesso ao livro e da promoção de ações para difundir e estimular a leitura.

Português: o seu sítio da Língua Portuguesa - página com dicas e conteúdo para as disciplinas de redação, português e literatura.

Librivox - audiolivros em várias línguas.

Manual de Redação - PUCRS - auxílio na elaboração de textos.


Periódicos Qualis A1

A Ilha do Desterro - periódico dedicado a língua inglesa, literaturas de inglesa e estudos culturas do Programa de Pós-Graduação em Letras: Inglês e Literatura Correspondente da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Gragoatá - periódico dedicado a Linguística, literatura e afins do Programa de Pós-Graduação em Estudos e Linguagem e Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea - periódico dedicado ao debate crítico da literatura contemporânea produzida no Brasil. A revista é uma publicação do Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea da Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (UnB).

DELTA: Documentação de estudos em linguística teórica e aplicada - periódico dedicado a área do fenômeno linguístico, publica estudos tanto teóricos quanto aplicados sobre o assunto. Publicação do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Cadernos de Tradução - periódico dedicado à tradução, análise, teoria, história. Revista ligada a Pós-Gradução em Estudos da Tradução da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso. - periódico dedicado aos estudos do discurso, é uma publicação do Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e do Grupo de Pesquisa/CNPq Linguagem, Identidade e Memória.

Alfa: revista de linguística - periódico dedicado a todas as linhas de pesquisa da linguística do Brasil e do exterior. Financiada pela Pró-reitoria de pesquisa da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP).

Aletria: revista de estudos de literatura - publica ensaios sobre estudos literários e culturais, resenhas e recensões críticas de obras literárias e de obras científicas na área de literatura e teoria literária. Mantida pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Alea: estudos neolatinos - publica trabalhos de diversas áreas relacionadas com a área de Letras e que se articulem com as línguas e literaturas neolatinas (Língua Espanhola e Literaturas Hispânicas; Língua Francesa e Literaturas de Língua Francesa; Língua e Literatura Italiana). Publicada pelo Programa de Pós-graduação em Letras Neolatinas da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Acta Scientiarum. Language and Culture - dedicada a área da linguística e publicada pela Universidade Estaduaç de Maringá (UEM).

Trabalhos em Linguística Aplicada - dedicada a área de linguística aplicada, mantida pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Teresa: revista de literatura brasileira - publicada pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira da Universidade de São Paulo (USP).

Revista de Estudos da Linguagem - dedicada a linha de teoria e análise linguística, mantida pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Revista Brasileira de Linguística Aplicada - dedicada a área da linguística aplicada, mantida pelo Programa de Pós-graduação em em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

PAPIA: Revista Brasileira de Estudos Crioulos e Similares - publica textos sobre línguas crioulas, pidgins e similares. Mantida pela Associação Brasileira de Estudos Crioulos e Similares (ABECS) e pelo Programa de Pós-Graduação de Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo (USP).

Pandaemonium Germanicum - periódico dedica a Germanística, literatura, linguística, ensino do alemão como língua estrangeira, cultura e tradução. Mantida pelo Programa de Pós-Graduação em Língua e Literatura Alemã.

O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira - dedicada a área de Literatura Brasileira, publicada pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Machado de Assis em Linha - dedicado a área dos estudos Machadianos, mantida pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciência Humanas da Universidade de São Paulo (USP).

Luso-Brazilian Review - publica textos dedicados as culturas portuguesa, brasileiras e africanas lusófanas com ênfase nas áreas de literatura, história e ciências sociais, inclui artigos em inglês e português. Mantida pela University Wisconsin Press.

Linguagem em (Dis)curso - dedicada ao campo textual-discursivo. É uma publicação da da Universidade do Sul de Santa Catarina.


Letras de Hoje - publica textos nas áreas de linguística, literatura e Língua Portuguesa. é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Letras, Faculdade de Letras, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

Visualizações

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *