Epagri desenvolve três novas variedades de arroz irrigado: arroz branco, vermelho e preto

3/11/2013 09:53:00 PM

Cada nova variedade demanda 12 anos de intensivos trabalhos científicos multidisciplinares, no âmbito de um consolidado programa de melhoramento genético
A Epagri - Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina -, através da Estação Experimental de Itajaí,lançou, no dia dia 7 de março, três novas variedades de arroz irrigado. A disponibilização de novas variedades para os produtores rurais visa aumentar a competitividade da orizicultura catarinense. Cada nova variedade de arroz irrigado demanda 12 anos de intensivos trabalhos científicos multidisciplinares, no âmbito de um consolidado programa de melhoramento genético.
 
Das novas variedades, a SCS118 Marques, é adequada ao mercado tradicional de arroz, apresentando cor de grão, branca, enquanto a SCS119 Rubi é de cor vermelha, e a SCS120 Ônix é um arroz preto. As variedades Rubi e Ônix são consideradas variedades "especiais" devido às suas cores e valor nutricional, destacado por teores elevados de compostos fenólicos, importantes como antioxidantes em nossa alimentação. Destinam-se ambas a nichos de mercado e representam novas oportunidades para o agronegócio catarinense.
 
Além de outras tecnologias geradas e difundidas pela Epagri em Arroz Irrigado, a instituiçãocontabiliza até hoje 20 variedades de arrozlançadas, sendo que estas ocupam 85% dos 150 mil hectares de arroz irrigado cultivados anualmente no Estado, além de serem extensivamente plantadas em outros Estados brasileiros e alguns países da América do Sul, como a Argentina, Paraguai e Bolívia.
 
A produção de arroz irrigado em Santa Catarina, que ultrapassa 1 milhão de toneladas anualmente, é de indiscutível importância econômica e social. Obtida em 83 municípios por 8.377 orizicultores, a produção deste cereal sustenta mais de 50agroindústrias no Estado.Desta forma, através da Epagri, que conta com o apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), do CNPq e do Governo Federal (PAC-Embrapa), Santa Catarinaconsegue a façanha de manter-se como sétimo maior produtor de alimentos do país, embora detenha somente 1,12% do território nacional.
 
Para maiores detalhes acesse: http://www.epagri.sc.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4178:epagri-lanca-tres-novas-variedades-de-arroz-irrigado-branco-vermelho-e-preto&catid=34:noticias-epagri&Itemid=51
 
(Rubens Marschalek - Equipe do Projeto Arroz da Epagri/Estação Experimental de Itajaí)

Relacionados

0 comentários.

Visualizações

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *