Uergs comparece a eventos sobre projetos de extensão desenvolvidos nas universidades públicas

9/09/2016 07:26:00 PM

Com o objetivo de participar dos debates sobre o futuro dos projetos de extensão e mostrar o que a Uergs tem feito dentro desse cenário, o pró-reitor de Extensão Ernane Pfüller participou, de 5 a 9 de setembro, de dois eventos na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) – o 40º Encontro Nacional Fórum de Pró-reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex) e o 7º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU).

Durante os eventos, o pró-reitor apresentou dois pôsteres sobre o projeto de “Implantação e Manutenção dos Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial do Nordeste Riograndense”. Utilizando recursos do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), o projeto “busca articular a comunidade, principalmente no que tange a agricultura familiar, na busca de soluções para suas fragilidades através da identificação de possibilidades de acesso às políticas públicas e do levantamento de outras possibilidades endógenas”, destaca Ernane.

Entre os encaminhamentos está a elaboração de uma carta que mostra a preocupação com a possibilidade de não ser lançado pelo MEC, em 2017, o maior edital de financiamento de extensão universitária. Os pró-reitores deliberaram sobre a busca pela disponibilização de recursos de editais já aprovados anteriormente, pela continuidade dos Nedets e do Programa Mais Educação, entre outros. Também discutiram sobre a proposta de Emenda Constitucional 395 que tramita no Congresso e pretende permitir cobrança de taxas para oferta de cursos de pós-graduação lato sensu nas Instituições de Ensino Superior públicas e pelas atividades de Extensão e prestação de serviços.

Encontro Nacional Fórum de Pró-reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex)
Evento que ocorre duas vezes ao ano e trata da articulação e definição de políticas extensionistas unificadas entre as universidades públicas brasileiras. O objetivo é propor políticas e diretrizes básicas que permitam a institucionalização e o fortalecimento de ações comuns das Pró-Reitorias de Extensão das Instituições Públicas de Ensino Superior do Brasil.

Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU)
Reúne professores, técnicos e alunos que integram o quadro de ações extensionistas através das universidades. Sua programação envolve conferências, mesas-redondas, minicursos, oficinas, rodas de conversa, comunicações orais e apresentações de pôsteres.

Fonte: http://www.uergs.rs.gov.br/uergs-comparece-a-eventos-sobre-projetos-de-extensao-desenvolvidos-nas-universidades-publicas

Relacionados

0 comentários.

Visualizações

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *