Dia Mundial do Turismo: trade destaca desafios para o setor crescer.

9/27/2016 05:15:00 PM

O Dia Mundial do Turismo é comemorado nesta terça-feira (27), e o Ministério do Turismo celebra a ocasião com uma cerimônia em Brasília. Neste ano, a data é dedicada ao tema “Turismo para Todos: promover a Acessibilidade Universal”. Alinhado ao assunto, o ministro interino Alberto Alves lançará, durante a cerimônia, um vídeo sobre acessibilidade e inclusão no turismo. Entre os convidados para o evento estão a atleta paralímpica do Tiro com Arco, Jane Karla, a secretária especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério da Justiça, Rosinha da Adefal, e o diretor executivo da Organização Mundial do Turismo, Márcio Favilla.

O turismo é considerado uma das atividades econômicas mais importantes do mundo contemporâneo. Em levantamento feito pelo OMT, entre os anos de 2005 e 2013, constatou-se um crescimento anual médio de 3,8% do setor. Em 2005, o número de chegadas de turistas era de 807 milhões em todo o mundo, saltando para mais de 1 bilhão em 2013. A estimativa é que esse número supere o valor de 1,4 bilhão em 2020 e 1,8 bilhão em 2030. Por contar com ótima infraestrutura interna, ampla divulgação e enorme variedade de pontos de visitação, a Europa é o continente que mais recebe desembarques de turistas. Ao todo, os países europeus concentram cerca de 57,35% de turistas contra 16,27% da Ásia e Pacífico, 13,52% da América do Norte, 3,85% da África, 3,6% da América Central e Caribe e 2,26% da América do Sul.

No Brasil, é a atividade do setor terciário da economia que mais cresce. Eventos com a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas do Rio de 2016 ajudaram nesta expansão, porém, o país ainda apresenta números pequenos em relação a real potencialidade que pode ser explorada. No entanto, a tendência é que, para as próximas décadas, o setor cresça acima da média mundial.

Fonte: http://www.mercadoeeventos.com.br/_destaque_/slideshow/dia-mundial-do-turismo-os-desafios-do-setor-para-crescer/

Relacionados

0 comentários.

Visualizações

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *