'Dom Casmurro' de Machado de Assis é tema do Clube de Leitura da BPE.

9/27/2016 02:09:00 PM


'Dom Casmurro' de Machado de Assis 
é  tema do Clube de Leitura da BPE

O Clube de Leitura da Biblioteca Pública do Estado (BPE), dentro do ciclo de Leituras Obrigatórias do Vestibular da Ufrgs, promove no dia 11 de outubro (terça-feira), às 17h30min, painel com a professora de literatura Daniela Scheifler sobre "Dom Casmurro" de Machado de Assis. O encontro tem entrada franca e inscrições, pelo e-mail bpe-rs@sedac.rs.gov.br.

O livro foi publicado pela primeira vez em 1899 e é uma das grandes obras do autor, que aborda o ciume com brilhantismo, provocando polêmica acerca de uma traição que até hoje não se sabe se foi consumada, ou apenas na cabeça do protagonista. E acerca do caráter de uma das principais personagens femininas da literatura brasileira: Capitolina ou Capitu, a jovem de 'olhar oblíquo'.  O tema é instigante por si só, na medida em que envolve os limites da racionalidade.  A característica principal do texto é o questionamento da verdade, entendida como um dos edifícios do realismo a que o escritor pertencia. Seu estilo fica evidente na digressão (suspensão da narrativa para o desenvolvimento de reflexões paralelas), a metalinguagem (discurso sobre a própria arte) e o diálogo com o leitor, de modo geral irônico. 

Daniela Scheifler é formada em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela UFRGS. Foi professora para alunos vestibulandos. Depois de formada estudou Letras Italianística na Itália por quatro anos. Atualmente é professora de italiano do Nele UFRGS e da ACIRS.
 
Serviço: 
Dia: 11 de outubro de 2016 (terça-feira).
Hora: a partir das 17h30min.
Local: Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado (Riachuelo, 1190).
Inscrições: pelo e-mail 
bpe-rs@sedac.rs.gov.br.

Entrada franca.
Biblioteca Publica do Estado do RS
Biblioteca Pública do Estado

Relacionados

0 comentários.

Visualizações

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *