Professores da Uergs integram equipe de profissionais que revisará a lista da fauna ameaçada no RS

9/15/2012 09:04:00 AM

 Fonte: UERGS


Clique na imagem para ampliar

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente, por meio da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB), está iniciando um processo de reavaliação da lista da fauna ameaçada de extinção no Estado.  Paulo Ott e Rodrigo Printes, professores da Uergs, integram a equipe de profissionais responsáveis pela avaliação. O processo será realizado por meio de dois workshops, sendo o primeiro deles de 12 a 14 de setembro, no Auditório do Centro de Eventos do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A comissão técnica que se reunirá no primeiro workshop contará com a presença de mais de 140 pesquisadores de diferentes instituições de pesquisa e ensino do Rio Grande do Sul e de outros Estados. Paulo Ott é professor do Curso de Biologia Marinha da Uergs e coordenador da Unidade Litoral Norte e estará participando da comissão como revisor das espécies de mamíferos marinhos. Rodrigo Printes, professor do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental na Unidade em São Francisco de Paula, participará como especialista do grupo de primatas.

Lista atual tem dez anos

A lista da fauna ameaçada de extinção vigente foi publicada em 2002 e considera 261 animais ameaçados. “Passados dez anos é fundamental uma revisão para verificar o atual estado de conservação das espécies e direcionar os futuros esforços de conservação”, explica Ott. A nova lista tem divulgação prevista para o início de 2013.

Relacionados

0 comentários.

Visualizações

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *