II Ciclo de Atualizações: Desenvolvimento Rural e Novas "Ruralidades"

9/06/2012 08:44:00 AM


Ocorreu ontem, dia 05 de setembro, às19h, em Cachoeira do Sul, a primeira palestra do II Ciclo de Atualizações: Desenvolvimento Rural e Novas "Ruralidades". O palestrante foi o Senhor Paulo Vianna Lopes, Analista Técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Sistema OCERGS-SESCOOP/RS.


O tema da palestra foi: Cooperativismo e Associativismo: Atualidade das Organizações agrícolas no contexto do Ano Internacional do Cooperativismo. Ainda foi oferecida a oficina: Atualizações sobre Leis e Workshop de Elaboração de Estatutos para Organizações sociais rurais.


Esta foi a primeira de uma série de 16 palestras com diversos palestrantes, nos eixos temáticos:

  • Agricultura Familiar;
  • Ações de Empreendedorismo Rural;
  • Cooperativismo e Associativismo;
  • Desenvolvimento Regional.

O II Ciclo de Atualizações ocorrerá durante todo o segundo semestre de 2012 e primeiro semestre de 2013 na unidade da UERGS de Cachoeira do Sul, tendo como foco as práticas agrícolas sustentáveis, organizações sociais rurais, empreendedorismo na agricultura e atividades não agrícolas no meio rural.
 
Além das palestras, serão ofertadas também oficinas, quinzenalmente, às quartas-feiras, sempre na sede da unidade, na Rua Sete de Setembro, 1040. A divulgação das datas de palestras e oficinas será feita de forma gradual, por diversos meios de comunicação.
 
O II Ciclo de Atualizações dá contuinidade ao sucesso do I Ciclo de Atualização: Suporte para o Desenvolvimento Regional, realizado em 2009, que deu origem ao livro "Suporte Tecnológico para o Desenvolvimento Regional: registros de um experiência em extensão universitária".

Este primeiro evento foi realizado em parceria com as unidades de Santa Cruz do Sul e Erechim, através do NEDS (Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Sustentável). O II Ciclo de Atualizações é coordenado pelo Prof. Msc. Júlio César Mahfus e pela Profª. Drª. Gisele Martins Guimarães e também resultará em uma publicação.

 
Para mais informações sobre o NEDS, clique aqui e leia as informações disponíveis no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq.
 
 

Relacionados

0 comentários.

Visualizações

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *