Ibama apreende 23 toneladas de pescado em Itajaí/SC

3/06/2017 06:31:00 PM

Brasília (03/03/2017) – Agentes do Ibama apreenderam 23 toneladas de peixe no Porto Pesqueiro de Itajaí, em Santa Catarina, na madrugada desta quinta-feira (02/03) após identificar embarcação que realizava pesca em área não autorizada, em profundidade superior a 250 metros. Além de ter a mercadoria apreendida, o proprietário do barco foi multado em R$ 465 mil.

"É a quarta apreensão de pescado realizada neste ano pelo Ibama em Santa Catarina, totalizando cerca de 50 toneladas", disse o chefe da unidade do Ibama em Itajaí (SC), Sandro Klippel. A operação recolheu principalmente peixes da espécie abrótea de profundidade. Na semana passada, o Ibama já havia apreendido 4,1 toneladas de sardinha-verdadeira de um barco não autorizado.

A pesca ilegal compromete os estoques pesqueiros da região. O Ibama realizará durante todo o ano operações coordenadas com os estados costeiros das regiões sul e sudeste para aplicar a Portaria do Ministério do Meio Ambiente n° 445/2014, que trata de espécies ameaçadas de extinção, como garoupa, raias e cações. Peixarias também serão alvo de fiscalização.

Doação
Toda a mercadoria apreendida em Itajaí será doada ao Programa Mesa Brasil, do Serviço Social do Comércio (Sesc), que distribui alimento a entidades cadastradas. Em 2016, 111 toneladas de pescado recolhidas pelo Ibama no mesmo município foram repassadas ao programa de segurança alimentar. O Instituto negocia um Acordo de Cooperação Técnica com o Sesc para estender a parceria a todo o território nacional.

Relacionados

0 comentários.

Visualizações

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *