Últimos TCCs e relatórios de estágio catalogados na Unidade de Novo Hamburgo

8/29/2012 12:41:00 PM


Trabalhos de Conclusão de Curso – Alunos da UERGS

ALBUQUERQUE, Marcelo Carol Silva de. Gestão ambiental: avaliação de desempenho ambiental da operação de tratamento de esgoto de uma empresa municipal de saneamento. 2011. 48 f. Monografia (Graduação) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Curso de Engenharia em Energia e Desenvolvimento Sustentável, 2011.

 
ALMEIDA, Thomas Sessegolo Marques de. Gestão ambiental: avaliação de desempenho ambiental da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. 2010. 47 f. Monografia (Graduação) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Curso de Engenharia em Energia e Desenvolvimento Sustentável, 2010.

 
ANDRADE, Paulo Joelso. Diagnóstico dos resíduos atmosféricos gerados no refino do petróleo. Novo Hamburgo, RS, 2012. 56 f. Monografia (Graduação) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Curso Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, 2012.

 
BECKER, Luís Rodrigo. Eficiência energética: conservação e gestão energética em uma empresa distribuidora de GLP. 2011. 90 f. Monografia (Graduação) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Curso de Engenharia em Energia e Desenvolvimento Sustentável, 2011.

 
BRANCALIONI FILHO, Ângelo. Freio de emergência para pontes rolantes. Novo Hamburgo, RS, 2009. 62 f. Monografia (Graduação) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial, 2009.

 
BUENO, Marcelo. Automatização da reutilização da água em lavadouras de roupas. Novo Hamburgo, RS, 2011. [42] f. Monografia (Graduação) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial, 2011.

 
CASAGRANDE, Douglas santos. Estudo para a implantação de uma planta de tratamento de resíduos sólidos para a cidade de Porto Alegre. 2010. 75 f. Monografia (Graduação) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Curso de Engenharia em Energia e Desenvolvimento Sustentável, 2010.

 
DEMOLINER, Vanderlei. Transformando resíduos em energia: avaliação econômica da implantação de uma usina termoelétrica movida à casca de arroz no município de Osório. 2011. 41 f Monografia (Graduação) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Curso de Engenharia em Energia e Desenvolvimento Sustentável, 2011.
 

FREITAS NETO, Cláudio. Automação do processo de embalar e selar produtos a granel. 2010. [61] f. Monografia (Graduação) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial, 2010.

GRAOSQUE, Alexandre de Assis Brasil. Análise térmica do dissipador de calor de uma luminária com léds. Novo Hamburgo, RS, 2011. 97 f. Monografia (Graduação) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Curso de Engenharia em Energia e Desenvolvimento Sustentável, 2011.

 GRIEBELER, Fernando Miguel. Biogás uma alternativa energética sustentável: um estudo de viabilidade para a propriedade de Linha Almeida, município de Boa Vista do Buricá, RS. 2011. 60 f. Monografia (Graduação) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Curso Engenharia em Energia e Desenvolvimento Sustentável, 2011.

 GUEDES, Gabriel de Assis. Perdas comerciais na distribuição de energia elétrica: tipos de irregularidades. 2010. 62 f. Monografia (Graduação) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Curso de Engenharia em Energia e Desenvolvimento Sustentável, 2010.

 HENNEMANN, Gustavo Enedir. Análise da automação do processo decisório no mercado de valores utilizando redes neurais. 2011. 59 f. Monografia (Graduação) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial, 2011.


JOHANN, Evandro de Bona. Controle automático de um sistema de aquecimento da água de piscinas através da energia solar. Novo Hamburgo, RS, 2010. 65 f. Monografia (Graduação) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial, 2010.
 

KOCH, Karina. Análise econômica do sistema termelétrico do setor de utilidades de uma refinaria de petróleo no município de Canoas - RS. Novo Hamburgo, RS, 2012. 88 f. Monografia (Graduação) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Curso de Engenharia em Energia e Desenvolvimento Sustentável, 2012.
 

KUSE, Patrícia Cardoso. Produção de biodiesel por método biocatalítico utilizando lipase livre. Novo Hamburgo, RS, 2012. 52 f. Monografia (Graduação) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Curso de Engenharia em Energia e Desenvolvimento Sustentável, 2012.

 LOPES GONZALEZ, Flavio. Obtenção de biodiesel por catálise enzimática utilizando Kluyveromyces marxianus e soro de leite bovino com controle 'on line' por computador. Novo Hamburgo, RS, 2012. 49 f. Monografia (Graduação) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, 2012.

 
MENDES, Ana Paula Aguiar. Análise genotóxica de efluente de galvanoplastia utilizando Allium cepa como bioindicador. Novo Hamburgo, RS, 2010. 52 f. Monografia (Graduação) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, 2010.

 
MOLTER, Douglas. Gestão ambiental: avaliação do desempenho ambiental em uma empresa de montagem de placas eletrônicas. 2011. 67 f. Monografia (Graduação) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Curso de Engenharia em Energia e Desenvolvimento Sustentável, 2011.

 
NATH, Diego Alexsander. Automação do movimento longitudinal de uma plaina fresadora. Novo Hamburgo, RS, 2010. 58 f. Monografia (Graduação) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial, 2010.

 
NUNES, Daniel Rosa. Estudo do fechamento de ciclo de uma central termoelétrica. Novo Hamburgo, RS, 2010. 50 f. Monografia (Graduação) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Curso de Engenharia em Energia e Desenvolvimento Sustentável, 2010.

 
PINTO, Doalcir. Gestão ambiental: avaliação de sempenho energético ambiental em uma empresa de produção e comércio de gêneros alimentícios. Novo Hamburgo, RS, 2012. 47 f. Monografia (Graduação) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Curso de Engenharia em Energia e Desenvolvimento Sustentável, 2012.

 
SALEH, Eduardo Pakulski. Estimativa de economia de energia elétrica em 2030 a partir da geraçaõ termelétrica de biogás de tratamento de esgoto e lodo de esgoto no Departamento Municipal de Água e Esgoto de Porto Alegre - DMAE. Novo Hamburgo, RS, 2011. 150 f. Monografia (Graduação) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Curso Superior em Energia e Desenvolvimento Sustentável, 2011.
 

SANTOS, Roselia Duarte dos. Projeto luminotécnico para viabilizar eficiência energética da iluminação externa de um outlet. Novo Hamburgo, RS, 2011. 106 f. Monografia (Graduação) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Curso de Engenharia em Energia e Desenvolvimento Sustentável, 2011.

 
SILVA, Mauren Pomalis Coelho da. Qualidade de energia: qualidade do serviço x regulação ANEEL estudo de caso - DEC e FEC do município de Novo Hamburgo. Novo Hamburgo, RS, 2011. 74 f. Monografia (Graduação) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Curso de Engenharia em Energia e Desenvolvimento Sustentável, 2011.

 
SILVA, Rochele Albuquerque da. Desenvolvimento de um sistema de supervisão em automoção de planta piloto para produção de biodiesel. Novo Hamburgo, 2010. 54 f. Monografia (Graduação) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Curso de Engenharia em Energia e Desenvolvimento Sustentável, 2010.
 

TRAPP, Guilherme Sperling. Análise da viabilidade econômica da utilização da energia solar para aquecimento de água em hotéis de pequeno porte no estado do Rio Grande do Sul. 2010. 70 f. Monografia (Graduação) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Curso de Engenharia em Energia e Desenvolvimento Sustentável, 2010.

 
WINGERT, Carlos. Análise e dimensionamento de motores de indução trifásicos para aumento de eficiência energética: estudo de caso. Novo Hamburgo, RS, 2010. 63 f. Monografia (Graduação) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Curso de Engenharia em Energia e Desenvolvimento Sustentável, 2010.

 
ZANATTA, Eduardo. Pré-validação de protocolo de q-PCR utilizando sonda TAQMAN para detecção de Salmonella spp. em amostras ambientais da cadeia avícola. Novo Hamburgo, RS, 2009. 55 f. Monografia (Graduação) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, 2009.

 

Relatórios de Estágio – Alunos da UERGS
 

BRANCALIONI FILHO, Ângelo. Relatório final de estágio supervisionado / GERDAU Riograndense. Novo Hamburgo, RS, 2009. 94 f. Relatório de estágio curricular (Graduação) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Curso de Tecnologia em Automação Industrial, 2009.

 
CIGOLINI, Monique Presser. Relatório de estágio: Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária - FEPAGRO. Novo Hamburgo, RS, 2009. 52 f. Relatório de estágio curricular (Graduação) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, 2009.
 

DULLIUS, Alexandre. Análise de combustível e biocombustível: laboratório de monitoramento da qualidade dos biocombustíveis IQ-UFRGS/FAURGS/ANP. Novo Hamburgo, RS, 2010. 40 f. Relatório de estágio curricular (Graduação) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Curso de Engenharia em Energia e Desenvolvimento Sustentável, 2010.

 
KUSE, Patrícia Cardoso. Relatório de estágio. Novo Hamburgo, RS, 2012. ca. 90 f. Relatório de estágio curricular (Graduação) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Curso de Engenharia em Energia e Desenvolvimento Sustentável, 2012.

 MACHADO, Julio César Volmann. Automação do controle de demanda de energia elétrica. Novo Hamburgo, RS, 2008. xiii, ca.70 f. Relatório de estágio curricular (Graduação) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Curso Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, 2008.

 OSÓRIO, Jonas Obert Martins. Relatório de estágio supervisionado: AES Sul Distribuidora Gaúcha de Energia S.A. Novo Hamburgo, RS, 2008. [30] f. Relatório de estágio supervisionado (Graduação) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial, 2008.

PAFFRATH, Camila. Relatório de estágio. Novo Hamburgo, RS, 2010. 23 f. Relatório de estágio curricular (Graduação) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Curso de Engenharia em Energia e Desenvolvimento Sustentável, 2010.

 ROSA, Kamila Santos da. Relatório de estágio supervisionado realizado no Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Novo Hamburgo, RS, 2009. 30 f. Relatório de estágio curricular (Graduação) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Curso Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, 2009.

 
SCHWANZ, Daphne. Relatório de estágio supervisionado. Novo Hamburgo, RS, 2010. 17 f. Relatório de estágio curricular (Graduação) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Curso de Engenharia em Energia e Desenvolvimento Sustentável, 2010.

Relacionados

0 comentários.

Visualizações

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *