Fontes de Informação - BIBLIOTECAS/DIRETÓRIOS/FINANCIAMENTO
3/15/2011 07:34:00 PMDOCUMENTOS TERCIÁRIOS: tem como função principal ajudar o leitor na pesquisa de fontes primárias e secundárias; são sinalizadores de localização ou indicadores sobre os documentos, além de informação factual (bibliografias, serviços de indexação e resumo, catálogos coletivos, guias de literatura, diretórios, etc.).
BIBLIOTECAS E CENTROS DE INFORMAÇÃO:
Comitê Gestor Internet/ Brasil. Bibliotecas Virtuais. www.cg.org.br/gt/gtbv/bibliotecas.htm. As bibliotecas podem ser pesquisadas por categoria, estado e ordem alfabética.
O Programa Prossiga possui seções dedicadas a bibliotecas virtuais temáticas e de pesquisadores brasileiros: Anísio Teixeira, José Leite Lopes, Gilberto Freyre, Carlos Chagas e Oswaldo Cruz. http://www.bvanisioteixeira.ufba.br/
DIRETÓRIOS:
Diretórios, cadastros ou catálogos são listas de pessoas ou organizações, fornecendo o endereço, produtos, serviços, e outras informações.
Guia das Sociedades e Associações Científicas e Tecnológicas do Brasil, IBICT, é uma base de dados de acesso público com informações sobre entidades brasileiras, a busca pode ser feita pelo nome e cidade. http://prossigas.ibict.br/instituicao/
Organizações como fonte de informação: diretórios listam nomes de organizações, como as listas telefônicas, guia de museus, de bibliotecas, etc. Para identificação de diretórios a fonte mais conhecida é o Directories in Print publicada pelo Gale Group e o site Dunn & Bradstreet.
FINANCIAMENTO E FOMENTO À PESQUISA:
Essas instituições, conhecidas como órgãos de fomento, podem ser internacionais, regionais, nacionais ou estaduais.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Guia de fontes de financiamento à ciência e tecnologia. www.mct.gov.br/publi/guia.htm
As principais instituições brasileiras de fomento à pesquisa estão os bancos, as fundações de amparo a pesquisa, e institutos, como o IBAMA. http://www.ibama.gov.br/
Para identificação de organizações educacionais e de pesquisa brasileiras pode ser feita através do Prossiga.
Para identificação de sociedades científicas (foco em uma área do conhecimento) pode-se consultar Sociedades e Associações Científicas através do IBICT.
CUNHA, Murilo Bastos da. Para saber mais: fontes de informação em ciência e tecnologia. Brasília: Briquet de Lemos Livros, 2001.
FONTES de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2000.
0 comentários.