Fontes de Informação - GUIAS BIBLIOGRÁFICOS/ REVISÕES DE LITERATURA

3/16/2011 02:08:00 PM


GUIAS  BIBLIOGRÁFICOS:
  
Guias ou repertórios de literatura são obras de referência feitas para ajudar os pesquisadores  na busca de fontes de informação sobre um assunto específico. Os guias mais modernos referem-se não somente a documentos impressos, mas também a sítios na internet que funcionam como repositórios de informações.
Descrevem também as necessidades de informação dos usuários, suas dificuldades na sua obtenção e as principais instituições de ensino e bibliotecas, dos serviços de indexação e resumo impressos e online, além de indicadores institucionais.
Os guias de literatura são publicados na forma de livros, artigos, verbetes em enciclopédias, ou como dissertação.


REVISÕES DA LITERATURA:

Trabalhos de revisão são estudos que analisam a produção bibliográfica em determinada área temática, dentro de um recorte de tempo. As revisões podem ser classificadas quanto ao propósito: analítica, de base; quanto à abrangência: temporais, temáticas; quanto à função: históricas, de atualização; quanto ao tratamento e abordagem: bibliográficas, críticas.
São um levantamento, geralmente exaustivo, dos documentos publicados sobre determinado assunto, e indica caminhos que um assunto pode tomar no futuro. Os documentos ou periódicos que trazem revisões da literatura podem ser de extrema utilidade para otimizar o tempo do pesquisador.  Pode ser editada como um artigo, como monografia, como capítulo de dissertação, através de anuais, annual reviews, como título específico de periódico: advances in..., annual review of..., progress in..., reviews in...., etc.
Os trabalhos de revisão são incluídos nos serviços de indexação e resumos especializados.


  
REFERÊNCIAS

CUNHA, Murilo Bastos da. Para saber mais: fontes de informação em ciência e tecnologia. Brasília: Briquet de Lemos Livros, 2001.

FONTES de informação para pesquisadores e profissionais.  Belo Horizonte: Editora UFMG, 2000.

Relacionados

0 comentários.

Visualizações

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *