Fontes de Informação - BASES DE DADOS/ BIBLIOGRAFIAS E ÍNDICES/ BIOGRAFIAS

3/15/2011 07:32:00 PM

BASES DE DADOS E BANCOS DE DADOS:
Base de dados é a coleção de dados que serve de suporte a um sistema de recuperação de informações. As bases de dados, reunidas, formam os bancos de dados. Os principais tipos de bases de dados são: bibliográficas (incluem referências bibliográficas e resumos)  e textuais (incluem textos completos de artigos de periódicos, jornais ou outras modalidades de documentos.

Bases de dados:

O IBICT apresenta as Bibliotecas Virtuais Temáticas: de artes cênicas, estudos culturais, inovação tecnológica, literatura, matemática e outros assuntos. Apresenta fontes brasileiras e estrangeiras. Confere no link: http://prossiga.ibict.br/bibliotecas/

O banco de dados Web of Science é composto por três bases de dados: Social Sciences Citation Index; Arts e Humanites e Science Citation Index.
  
           
BIBLIOGRAFIAS E ÍNDICES:
A bibliografia é uma lista de referências bibliográficas relativas aos diversos tipos de fontes de informação sobre determinado assunto ou pessoa. Os índices, também denominados bibliografias correntes, em geral indexam novos livros e artigos de periódicos.
O Orientador Adviser apresenta o Índice Brasileiro de  Bibliografia de Economia e Administração, o IBBE e o IBBA. Abrange títulos de artigos publicados em revistas especializadas, teses e dissertações, livros publicados no Brasil, além de publicações nacionais e internacionais dedicadas a estatísticas,  legislação econômica e administração. Confira: http://www.orientador.com.br/


BIOGRAFIAS:
Biografia é o tipo de documento ou fonte de informação que relata  a vida e a atividade de alguém. Além de breves notas biográficas, geralmente encontradas nas enciclopédias, existem obras especializadas em compilar informações biográficas.


CATÁLOGOS DE BIBLIOTECAS:
Catálogo de biblioteca é o conjunto de registros que descrevem os documentos pertencentes a um acervo ou a vários acervos. Com o advento da Internet, muitas bibliotecas passaram a colocar seus catálogos em linha à disposição do público em geral (procedimento conhecido, em inglês, pela sigla OPAC de online public acess catalog). Biblioteca digital ou virtual é a que armazena documentos e informações na forma digital, em geral, em rede, que pode ser consultado pelos usuários por meio de terminais remotos.

REFERÊNCIAS

CUNHA, Murilo Bastos da. Para saber mais: fontes de informação em ciência e tecnologia. Brasília: Briquet de Lemos Livros, 2001.

FONTES de informação para pesquisadores e profissionais.  Belo Horizonte: Editora UFMG, 2000.

Relacionados

0 comentários.

Visualizações

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *