Fontes de Informação - SERVIÇOS DE INDEXAÇÃO E RESUMO/ ÍNDICES DE CITAÇÃO

3/17/2011 10:45:00 AM

SERVIÇOS DE INDEXAÇÃO E RESUMO:

Os periódicos de indexação e resumo listam trabalhos produzidos em um determinado assunto ou área com a finalidade de facilitar a identificação e acesso a capítulos de livros, trabalhos de congressos e artigos.
Os periódicos de indexação e resumo costumam ser chamados abreviadamente de índices, quando listam as referências e de abstracts, quando incluem resumos. No Brasil são também chamados de bibliografias especializadas. Podem ser produzidos em forma de base de dados bibliográficos.
Existem várias empresas (bancos de dados) fornecedoras de acesso online a base de dados. A Dialog é a maior delas.
Os periódicos de indexação e resumo são produzidos por grandes empresas, associações profissionais, órgãos governamentais (NASA), editores comerciais (EBSCO). Os índices apresentam cobertura variada quanto ao assunto, tipo de material, número de publicações, área geográfica e idioma.
Um exemplo de diretório que pode ser usado para identificação de serviços de indexação e resumo é o Ulrich’s. A EBSCO fornece informações sobre índices impressos ou eletrônicos.
Não existem diretórios brasileiros atualizados regularmente que compilem informações sobre os índices e bases de dados nacionais. Alternativamente, pode-se consultar o Informativo IBICT e a revista Ciência da Informação, que informam sobre os novos lançamentos do setor.


ÍNDICES DE CITAÇÃO:

Para elaboração e ordenação  das referências  e citações, os autores devem seguir normas nacionais ou internacionais, como por ex: a ISO e a ABNT, a American Psycological e Vancouver.
Índice de citação é  uma obra de referência organizada para permitir observar o impacto que determinado trabalho teve na literatura científica. O índice de citação serve de base para uma diversidade de estudos bibliométricos. A análise de citações permite a  avaliação dos cientistas, publicações e instituições de pesquisa, investigação de hipóteses concernentes a história e a sociologia da ciência e tecnologia,  e o estudo das características do desempenho das buscas de informação e os procedimentos de recuperação.
Hoje em dia, a produção de índices de citação concentra-se no ISI, os índices compõem-se de: Citation Index, Source Index, Permuterm Subject Index, Corporate Index. O ISI também produz índices de citação em áreas especializadas. Todos os índices de citação do ISI estão disponíveis mediante assinatura, em formatos variados: impresso, fita magnética, CD-ROMS, online através do site do Web of Science. A opção via internet oferece o recurso de hipertexto possível navegar entre todos os artigos citados e citantes, atuais e retrospectivos, independentemente de base de dados que se encontram indexados.

REFERÊNCIAS

CUNHA, Murilo Bastos da. Para saber mais: fontes de informação em ciência e tecnologia. Brasília: Briquet de Lemos Livros, 2001.

FONTES de informação para pesquisadores e profissionais.  Belo Horizonte: Editora UFMG, 2000.

Relacionados

1 comentários.

  1. NÃO ESQUEÇAM DE ACESSAREM AO MEU BLOG QUE É maiacriss.blogspot.com LÁ ALÉM DO MEU CURRICULUM, VOCÊS IRÃO ENCONTRAR VÁRIAS POSTAGENS INTERESSANTES E IRÃO ADORAR, POIS NÃO IRÃO SE ARREPENDER, PORTANTO NÃO ESQUEÇAM DE ACESSÁ-LO E DIVULGAR O MEU BLOG E OS MEUS SERVIÇOS PARA SEUS AMIGOS E PARENTES, SE QUISEREM ENTRAR EM CONTATO COMIGO, TUDO ISSO ESTÁ NO BLOG E NÃO ESQUEÇAM DE ACESSÁ-LO. POIS EU LHES SEREI ETERNAMENTE AGRADECIDA. EU ESTAREI AGUARDANDO ANSIOSAMENTE O CONTATO DE VOCÊS. POR FAVOR NÃO SE ESQUEÇAM DE MIM. QUE DEUS ABENÇÕE E ILUMINE A TODOS. ATENCIOSAMENTE. CRISTIANE.

    ResponderExcluir

Visualizações

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *