Uergs e Margs recebem inscrições para curso de mediadores do Museu

4/20/2016 05:58:00 PM



A Uergs e o Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Margs) promovem mais uma edição do curso de mediadores do Margs. O curso tem o objetivo de renovar e expandir o número de voluntários que atuam no Museu e aborda temas como a história da arte, postura e voz, além de conhecimentos sobre o Margs e seu acervo.

MARGS
Os encontros teórico práticos ocorrerão de maio a julho, e contarão com a presença de pesquisadores e artistas. A coordenadora da atividade de extensão e professora do curso de Artes Visuais da Uergs, Mariane Rotter, explica que historicamente o Margs conta com um grupo de mediadores voluntários, que dedicam um turno por semana para fazer mediação no Museu, e que estabelecem um vínculo com o visitante, sejam nas visitas agendadas ou espontâneas.
“Esta atividade de extensão, fruto de uma parceria que matemos com o Margs desde 2012, também oportuniza uma troca de experiências com mediadores antigos e profissionais da área”, destaca.

O mediador é quem liga o público à exposição e apresenta a instituição, já que é o primeiro contato do visitante quando chega ao museu ou galeria.
Para participar do curso, é necessário ser estudante de graduação ou pós-graduação, ou atuar como docente.

Serviço:
Curso de Mediadores do Margs
Datas: segundas-feiras, das 14h às 16h
Período: de 2 de maio a 11 de julho de 2016
Local: Auditório do Margs (Praça da Alfândega, s/n - Centro Histórico, Porto Alegre – RS)
Inscrições: pelo e-mail educativo@margs.rs.gov.br
Informações: (51) 3225-7551

Artistas participantes:
Alice Bemvenuti Mestre em Artes Visuais (História, Teoria e Crítica de Arte) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e Mestranda no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia, na Universidade de São Paulo (USP). Foi professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e diretora do Museu do Trem de São Leopoldo (RS) no período de 2009 a 2012.
Carol Mendoza Licenciada em Artes Visuais/UFRGS, atualmente cursando História, Teoria e Crítica na mesma universidade. Membro fundadora do Coletivo E, atuou como mediadora na Fundação Iberê Camargo, participou do Projeto Pedagógico de quatro edições da Bienal do Mercosul, entre outras ações educativas em museus e exposições.
Ethiene Nachtigall Decker artista visual e doutoranda em Educação pelo PPGEdu/UFRGS. Foi professora, mediadora e produtora cultural. Integrou a equipe permanente do Programa Educativo da Fundação Bienal do Mercosul de 2007 a 2012.
Igor Simões professor assistente de História, Teoria e Crítica da Arte e Metodologia e Prática do Ensino da Arte/UERGS. Dourorando em História, Teoria e Crítica pelo PPGAV-IA UFRGS. É integrante do Núcleo Educativo UERGS/Margs e coordena os Encontros de História, Teoria e Crítica da Arte, que acontecem mensalmente no museu.
Tatiana Cardoso diretora, atriz, professora e pesquisadora de teatro. Doutoranda em Artes Cênicas pela UFRGS, Professora da Teaterhøjskolen Rødkilde, (Dinamarca). Professora do curso Graduação em Teatro: Licenciatura/UERGS.

Fonte: site institucional da UERGS.

Relacionados

0 comentários.

Visualizações

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *