Faders lança Grupo de Apoio a Familiares da Pessoa com Autismo

4/12/2016 07:22:00 PM

 

Faders lança Grupo de Apoio a Familiares da Pessoa com Autismo

Em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo (02 de abril), a Faders Acessibilidade e Inclusão inicia o grupo de Apoio a Familiares da Pessoa com Autismo - GAFAPA. O grupo tem como objetivo qualificar a convivência e a interação recíproca , melhorando o desenvolvimento global da pessoa com autismo, através de estratégias de manejo para situações cotidianas, conforme as demandas dos presentes. Os encontros são mensais, acontecem na primeira quinta-feira de cada mês, de abril até dezembro, na unidade da Rua Morretes, n° 222 Bairro Santa Maria Gorethi. As responsáveis pelo grupo são Clarissa Beleza e Mariana Chemello - CADEP/FADERS.

"Quanto mais cedo a intervenção, mais fácil é a inclusão. E o conhecimento, a informação aos pais e familiares faz toda a diferença?, afirma Clarissa.

As reuniões começam com a apresentação de cada participante mencionando o parentesco, a faixa etária e a situação atual do familiar com autismo (se frequenta escola, trabalha, entre outros.), e logo após as ministrantes dão uma apresentação geral dos objetivos do grupo e se inicia um bate-papo sobre as necessidades de cada um. Ao longo da conversa, as mediadoras contribuem com suas experiências na causa e convidam os demais participantes a relatar suas vivências.

Serviço:

Grupo de Apoio a Familiares da Pessoa com Autismo - GAFAPA

Local: Rua Morretes, nº 222, térreo - Bairro Santa Maria Gorethi - Porto Alegre
Quando: Primeira 5º feira de cada mês
Horário: 9h30 às 11h00
Coordenação: Clarissa Beleza e Mariana Chemello

SAIBA MAIS:

 

Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo


Material de atendimento com base, estruturados para pessoas com autismo.Também em alusão ao Dia Mundial de Sensibilização para o Autismo, que tem como data dia 02 de abril, a Faders Acessibilidade e Inclusão realiza exposição do material estruturado que é utilizado para atendimento de pessoas com autismo. A mostra acontece dos dias 04 ao dia 08 de abril, no horário de atendimento da unidade Morretes, que fica na Rua Morretes, 222 - Santa Maria Goretti em Porto Alegre. Os materiais, muitos produzidos pelo núcleo de atendimento, constituem de 06 pressupostos na hora da criação, são eles: base para segurar, organização da esquerda para a direita ou de cima para baixo, ser confeccionado em material durável, que fale por si, estímulo para o objetivo da tarefa e que garanta o sucesso.

Além da exposição, a Faders Acessibilidade e Inclusão participou da caminhada comemorativa no último domingo, 03 de abril, a convite do Instituto Autismo & Vida. Durante o ato que aconteceu no Parque Farroupilha, técnicas da fundação explicarão o trabalho de acolhida realizado na entidade.

E para completar as menções ao dia 02 de abril, a sede da Faders Acessibilidade e Inclusão está iluminada com a luz azul, cor que simboliza a luta pela conscientização do movimento autista.


Relacionados

0 comentários.

Visualizações

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *