Concordia University of Edmonton

Uergs recebe pró-reitor de internacionalização e pesquisa da Concordia University of Edmonton

4/28/2016 05:47:00 PM


A reitora e a equipe de gestão da Uergs receberam, na tarde desta terça-feira (26), o pró-reitor de Pesquisa e Relações Internacionais da Concordia University of Edmonton, Manfred Zeuch. Durante a visita, Zeuch apresentou a Universidade, seus cursos e oportunidades para os estudantes que pretendem fazer intercâmbio.
 

 A Concordia University of Edmonton oferta cursos de bacharelado nas áreas de Ciências Naturais, Humanas e Sociológicas e Administração, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado, e cursos intensivos de inglês.

A coordenadora de Assuntos Acadêmicos da Uergs, Viviane Maurente, falou sobre as oportunidade de intercâmbio que a Universidade oferece aos acadêmicos, inclusive por meio da parceria que já mantém com a Concordia, e que a Uergs também está aberta a receber estudantes da universidade canadense.

A reitora da Uergs, Arisa Araujo da Luz, acrescentou que manter o programa de internacionalização da Uergs é importante para o fortalecimento da Universidade, que hoje se volta também para a expansão da pós-graduação. “A Uergs começa a buscar a aprovação dos mestrados e doutorados. Estamos nos direcionando para a Pesquisa, porque no Brasil o Ensino, a Pesquisa e a Extensão são indissociáveis”, disse.

Participaram da reunião os pró-reitores da Uergs e coordenadores de área.


>> Concordia University_apresentação
>> Concordia University_serviços a alunos

Fonte: site de UERGS.

aula inaugural

Presidente da Fundação Zoobotânica ministrará Aula Inaugural do curso de especialização em Três Passos

4/28/2016 05:40:00 PM


 A Uergs em Três Passos realizará, nesta sexta-feira (29), a Aula Inaugural da primeira turma do curso de Especialização em Gestão e Sustentabilidade Ambiental.


A Aula sobre Gestão Ambiental no Rio Grande do Sul será ministrada pelo presidente da fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, José Alberto Wenzel.

O evento será aberto ao público e ocorrerá no Centro de Convivência Irmã Dulce, no Parque de Exposições Egon Júlio Goelzer (Av. Costa e Silva, nº 2411).

Fonte: site UERGS.

CAPES

Treinamento Portal de Periódicos CAPES

4/27/2016 05:32:00 PM



O portal de periódicos da CAPES oferece treinamento regularmente para quem precisa usar o serviço. Os cursos ocorrem online e são gratuitos e oferecidos a alunos de graduação e pós-graduação. É necessário cadastrar-se no portal para se inscrever.

Mais informações aqui!

artigo científico

Como escrever um artigo científico passo-a-passo: a redação do artigo científico

4/22/2016 01:40:00 PM

O portal Pós-graduando publicou um post tutorial sobre como escrever um artigo científico. Confira parte da texto!



1. Introdução
A introdução, como o próprio nome sugere, serve para introduzir o leitor ao tema da pesquisa, ao problema estudado, aos principais conceitos envolvidos e aos trabalhos já realizados até o momento. É aquela seção em você “vende o seu peixe“, esclarece a importância da pesquisa e a relevância para a área. Faça uma descrição sucinta de pesquisas anteriores. No último parágrafo, comece por ressaltar o ineditismo da pesquisa e descreva claramente o objetivo proposto para a pesquisa (Santos, 2015).

Embora esteja disposta nas páginas iniciais de um artigo científico, a introdução é mais facilmente elaborada quando a discussão e as conclusões já tiverem sido redigidas, ou seja, quando já se tem uma visão do conjunto do trabalho. O texto de introdução, além de bem escrito, deverá se constituir em um convite atrativo para a continuidade da leitura do artigo. Alguns poucos parágrafos serão suficientes (Matias, 2012).

Uma maneira prática de saber se a introdução de um artigo científico ficou bem redigida é apagar a parte dos objetivos da pesquisa e entregar o texto de introdução para outra pessoa que também seja da área ler. Se ao ler apenas a introdução, a pessoa conseguir acertar qual problema de pesquisa foi estudado, parabéns! Você fez um excelente trabalho!

Estrutura básica:
– Antecedentes do problema.
– Descrição do problema.
– Trabalhos já realizados.
– Aplicabilidade e originalidade da pesquisa.
– Objetivo (problema de pesquisa).

Erros comuns:
– Orientação mais empírica que teórica.
– Introdução muito longa, incluindo trechos que poderiam ser melhor utilizados na discussão.
– Detalhes excessivos na descrição de estudos prévios.
– “Reinvenção da roda”, especialmente na primeira sentença ou parágrafo.
– Omissão de estudos diretamente relevantes.
– Terminologia confusa.
– Citações incorretas.


2. Material e métodos
Se você preparou um projeto de pesquisa detalhado, agora será recompensado! Pegue o projeto e comece a conferir a seção “material e métodos”. Troque o tempo do verbo, do futuro para o passado, e então faça as inclusões ou mudanças de maneira que essa seção reflita verdadeiramente aquilo que você realizou em sua pesquisa.

A seção “material e métodos” deve possibilitar ao leitor avaliar o delineamento da pesquisa, o tamanho da amostra e como ela foi determinada, os materiais e procedimentos utilizados, as variáveis analisadas e as análises estatísticas realizadas. Questões éticas ou de consentimento, quando necessárias, também devem ser informadas. As informações dessa seção são fundamentais para compreender os resultados encontrados, pois revelam a forma como eles foram obtidos, e possibilitam a replicabilidade da pesquisa (Lakatos e Marconi, 2010).

Estrutura básica:
– Local e condições experimentais.
– Delineamento e tratamentos.
– Controle das condições experimentais.
– Variáveis (avaliações).
– Análise estatística.

Erros comuns:
– Informação inadequada para avaliação ou replicação.
– Descrições detalhadas de métodos padronizados e publicados.
– Deixar de explicar análises estatísticas não usuais.
– Participantes muito heterogêneos.
– Medidas não validadas; de confiabilidade fraca ou desconhecida.


3. Resultados
Na apresentação dos resultados, gráficos e figuras geralmente facilitam a observação dos efeitos, se comparados com as tabelas. Entretanto, as tabelas levam vantagem quando valores numéricos específicos são importantes. Nestes casos, artigos com tabelas irão obter um maior número de citações, porque outros pesquisadores podem usar seus dados como base de comparação (Vianna, 2001).
Procure promover descrições claras e organizadas dos resultados, sem repetir no texto os dados já expostos em gráficos e tabelas. Ao escrever um artigo científico, inclua na redação final apenas os resultados que são necessários para a corroboração de suas conclusões (Andrade, 2014).

Estrutura básica:
– Resultados da análise estatística.
– Estatísticas descritivas (médias, desvio padrão e correlações)
– Estatísticas inferenciais
– Relatar a significância e a amplitude dos dados.
– Análises adicionais (usualmente post hoc).

Erros comuns:
– Tabelas e figuras complexas, incompreensíveis.
– Repetição dos dados no texto, nas tabelas e nas figuras.
– Não utilizar o mesmo estilo de redação da introdução e do material e métodos.
– Não apresentar os dados prometidos na seção material e métodos.
– Análise estatística inadequada ou inapropriada.


4. Discussão
A discussão é a parte mais complexa e mais difícil de escrever em um artigo científico. Deve ser redigida com a finalidade de apresentar e interpretar conclusões, enfatizar os resultados mais importantes e comparar os resultados obtidos na sua pesquisa com os resultados obtidos por outros pesquisadores (Medeiros e Tomasi, 2008).

Estrutura básica:
– Relacionar os resultados com as hipóteses.
– Interpretações: esperadas versus alternativas.
– Implicações teóricas, para a pesquisa e para a prática.
– Limitações do estudo: aproximação com o estudo ideal.
– Confiança estimada das conclusões.
– Explicitação de possíveis restrições para as conclusões.
– Identificação de procedimentos metodológicos pertinentes aos resultados.
– Recomendações para pesquisas futuras.

Erros comuns:
– Repetição da introdução.
– Repetição dos resultados.
– Discussão não baseada nos propósitos do estudo.
– Não esclarecer as implicações teóricas e práticas dos resultados.
– Discussão não baseada nos resultados.
– Hipóteses não discutidas explicitamente.
– Apresentação de novos dados.
– Repetição da revisão da literatura.
– Especulações não fundamentadas.
– Recomendações não baseadas nos resultados.


5. Conclusões
Ao escrever as conclusões da sua pesquisa, certifique-se de apresentar realmente apenas conclusões. Pode parecer um pouco óbvio, mas essa seção muitas vezes é utilizada, de maneira equivocada, para meramente reafirmar os resultados da pesquisa. Não faça o leitor perder tempo: ele já leu os resultados e a discussão. Agora, nas conclusões, quer entender de forma clara a solução do seu problema de pesquisa.
Após elaborar as conclusões, critique-as e procure derrubá-las. As conclusões que você não conseguir derrubar serão a base de seu artigo. Limite-se às conclusões que têm embasamento nos resultados que você obteve e que respondem às questões da pesquisa, ou seja, que estão de acordo com os objetivos (Vianna, 2001).
 
Não se pode esquecer que as conclusões, como produto final de uma pesquisa, devem ser consideradas provisórias e aproximativas. Por mais brilhantes que sejam, em se tratando de Ciência, as conclusões podem superar o conhecimento prévio e, por sua vez, também podem ser superadas com o avanço do conhecimento (Aquino, 2012).

Fonte e texto completo: Pós-graduando.


Livros citados no texto e disponível para empréstimo nas bibliotecas da UERGS.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.. 297 p. ISBN 9788522440153.  ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2001. 174 p.   BARROS, Aidil Jesus da Siveira; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia científica: um guia para a iniciação científica. 2. ed. ampl. São Paulo: Makron Books, 2000. 122 p.  

cultura

Uergs e Margs recebem inscrições para curso de mediadores do Museu

4/20/2016 05:58:00 PM



A Uergs e o Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Margs) promovem mais uma edição do curso de mediadores do Margs. O curso tem o objetivo de renovar e expandir o número de voluntários que atuam no Museu e aborda temas como a história da arte, postura e voz, além de conhecimentos sobre o Margs e seu acervo.

MARGS
Os encontros teórico práticos ocorrerão de maio a julho, e contarão com a presença de pesquisadores e artistas. A coordenadora da atividade de extensão e professora do curso de Artes Visuais da Uergs, Mariane Rotter, explica que historicamente o Margs conta com um grupo de mediadores voluntários, que dedicam um turno por semana para fazer mediação no Museu, e que estabelecem um vínculo com o visitante, sejam nas visitas agendadas ou espontâneas.
“Esta atividade de extensão, fruto de uma parceria que matemos com o Margs desde 2012, também oportuniza uma troca de experiências com mediadores antigos e profissionais da área”, destaca.

O mediador é quem liga o público à exposição e apresenta a instituição, já que é o primeiro contato do visitante quando chega ao museu ou galeria.
Para participar do curso, é necessário ser estudante de graduação ou pós-graduação, ou atuar como docente.

Serviço:
Curso de Mediadores do Margs
Datas: segundas-feiras, das 14h às 16h
Período: de 2 de maio a 11 de julho de 2016
Local: Auditório do Margs (Praça da Alfândega, s/n - Centro Histórico, Porto Alegre – RS)
Inscrições: pelo e-mail educativo@margs.rs.gov.br
Informações: (51) 3225-7551

Artistas participantes:
Alice Bemvenuti Mestre em Artes Visuais (História, Teoria e Crítica de Arte) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e Mestranda no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia, na Universidade de São Paulo (USP). Foi professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e diretora do Museu do Trem de São Leopoldo (RS) no período de 2009 a 2012.
Carol Mendoza Licenciada em Artes Visuais/UFRGS, atualmente cursando História, Teoria e Crítica na mesma universidade. Membro fundadora do Coletivo E, atuou como mediadora na Fundação Iberê Camargo, participou do Projeto Pedagógico de quatro edições da Bienal do Mercosul, entre outras ações educativas em museus e exposições.
Ethiene Nachtigall Decker artista visual e doutoranda em Educação pelo PPGEdu/UFRGS. Foi professora, mediadora e produtora cultural. Integrou a equipe permanente do Programa Educativo da Fundação Bienal do Mercosul de 2007 a 2012.
Igor Simões professor assistente de História, Teoria e Crítica da Arte e Metodologia e Prática do Ensino da Arte/UERGS. Dourorando em História, Teoria e Crítica pelo PPGAV-IA UFRGS. É integrante do Núcleo Educativo UERGS/Margs e coordena os Encontros de História, Teoria e Crítica da Arte, que acontecem mensalmente no museu.
Tatiana Cardoso diretora, atriz, professora e pesquisadora de teatro. Doutoranda em Artes Cênicas pela UFRGS, Professora da Teaterhøjskolen Rødkilde, (Dinamarca). Professora do curso Graduação em Teatro: Licenciatura/UERGS.

Fonte: site institucional da UERGS.

enem

Inscrições para o Enem iniciam dia 9 de maio

4/20/2016 05:53:00 PM


O Ministério da Educação (MEC) divulgou na quinta-feira (14), o calendário do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. As inscrições estarão abertas de 9 a 20 de maio e as provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro.

A Uergs utiliza o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como forma de ingresso em todos os seus cursos de graduação. Para se inscrever no Sisu em 2017, é necessário que o candidato preste o Enem em 2016.

A Universidade deverá definir a oferta de vagas para 2016 na sessão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe) do dia 2 de maio.

>> Passo a passo do Enem 2016

Novidade
A edição do exame deste ano trará, pela primeira vez, o reconhecimento individual, com a impressão da digital na ficha de identificação do participante por meio de selo gráfico, autoadesivo. Todos os detalhes foram apresentados pelo ministro Aloizio Mercadante nesta quinta-feira, 14, e estarão no edital do Enem 2016, a ser publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 15.

“A coleta acontece no primeiro ou no segundo dia de provas; não há nenhuma possibilidade de uma pessoa fazer prova no lugar de outra”, ressaltou o ministro. O novo procedimento de segurança soma-se aos demais — envelope com lacre e detector de metais. Já o aplicativo Enem 2016 para celulares, desenvolvido pelo MEC, trará todas as informações necessárias aos participantes ao longo do exame, além do acompanhamento da inscrição.

Disponível para smartphones, o recurso também servirá para o envio de informações aos inscritos, como cronograma do Enem, mural de avisos, dicas e resultados, além de espaço para contato. “O participante vai ter um instrumento de diálogo contínuo com o MEC e vai poder guardar a senha de forma segura”, destacou Mercadante.

Veja mais informações sobre a inscrição para o ENEM aqui.

Fonte: site institucional da UERGS.

Adote uma Ementa

Curso de Letras promove encontro entre estudantes e doadores dos livros para a biblioteca

4/12/2016 08:38:00 PM

 A coordenação do curso de Letras da Uergs está promovendo um encontro de integração entre os estudantes e os apoiadores do curso, que estão doando livros para a graduação. O evento “Letras e Livros: adote uma ementa” ocorrerá no dia 15, às 14h, no Campus Central da Uergs.

A campanha “Adote uma ementa”, promove a doação de livros teóricos e de literatura que compõem a bibliografia básica complementar do curso de Licenciatura em Letras: habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, que recebeu sua primeira turma no início deste semestre. A ação é coordenada pela professora Ana Carolina da Silva e as doações estão sendo recebidas de educadores e de apoiadores da Universidade.

A programação do encontro prevê duas palestras sobre leitura e docência, com as professoras Luciene Simôes, da Ufrgs, e Cristina Maria Rosa, da UFPel. Além disso, os livros recebidos serão expostos.

Serviço
Letras e Livros: Adote uma ementa
1ª exposição das doações de livros à Biblioteca Básica e Complementar do curso
Dia: 15 de abril
Hora: 14h
Local: Campus Central da Uergs (Av. Bento Gonçalves, 8855, Bairro Agronomia – Porto Alegre)

Fonte: site da UERGS.

Autismo

Faders lança Grupo de Apoio a Familiares da Pessoa com Autismo

4/12/2016 07:22:00 PM

 

Faders lança Grupo de Apoio a Familiares da Pessoa com Autismo

Em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo (02 de abril), a Faders Acessibilidade e Inclusão inicia o grupo de Apoio a Familiares da Pessoa com Autismo - GAFAPA. O grupo tem como objetivo qualificar a convivência e a interação recíproca , melhorando o desenvolvimento global da pessoa com autismo, através de estratégias de manejo para situações cotidianas, conforme as demandas dos presentes. Os encontros são mensais, acontecem na primeira quinta-feira de cada mês, de abril até dezembro, na unidade da Rua Morretes, n° 222 Bairro Santa Maria Gorethi. As responsáveis pelo grupo são Clarissa Beleza e Mariana Chemello - CADEP/FADERS.

"Quanto mais cedo a intervenção, mais fácil é a inclusão. E o conhecimento, a informação aos pais e familiares faz toda a diferença?, afirma Clarissa.

As reuniões começam com a apresentação de cada participante mencionando o parentesco, a faixa etária e a situação atual do familiar com autismo (se frequenta escola, trabalha, entre outros.), e logo após as ministrantes dão uma apresentação geral dos objetivos do grupo e se inicia um bate-papo sobre as necessidades de cada um. Ao longo da conversa, as mediadoras contribuem com suas experiências na causa e convidam os demais participantes a relatar suas vivências.

Serviço:

Grupo de Apoio a Familiares da Pessoa com Autismo - GAFAPA

Local: Rua Morretes, nº 222, térreo - Bairro Santa Maria Gorethi - Porto Alegre
Quando: Primeira 5º feira de cada mês
Horário: 9h30 às 11h00
Coordenação: Clarissa Beleza e Mariana Chemello

SAIBA MAIS:

 

Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo


Material de atendimento com base, estruturados para pessoas com autismo.Também em alusão ao Dia Mundial de Sensibilização para o Autismo, que tem como data dia 02 de abril, a Faders Acessibilidade e Inclusão realiza exposição do material estruturado que é utilizado para atendimento de pessoas com autismo. A mostra acontece dos dias 04 ao dia 08 de abril, no horário de atendimento da unidade Morretes, que fica na Rua Morretes, 222 - Santa Maria Goretti em Porto Alegre. Os materiais, muitos produzidos pelo núcleo de atendimento, constituem de 06 pressupostos na hora da criação, são eles: base para segurar, organização da esquerda para a direita ou de cima para baixo, ser confeccionado em material durável, que fale por si, estímulo para o objetivo da tarefa e que garanta o sucesso.

Além da exposição, a Faders Acessibilidade e Inclusão participou da caminhada comemorativa no último domingo, 03 de abril, a convite do Instituto Autismo & Vida. Durante o ato que aconteceu no Parque Farroupilha, técnicas da fundação explicarão o trabalho de acolhida realizado na entidade.

E para completar as menções ao dia 02 de abril, a sede da Faders Acessibilidade e Inclusão está iluminada com a luz azul, cor que simboliza a luta pela conscientização do movimento autista.


bolsa científica

Seleção para bolsista

4/04/2016 07:53:00 PM

A professora Jane Marlei Boeira está selecionando bolsista de Iniciação Científica para o projeto de pesquisa em "Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos".

Abaxio mais informações:


Pré-requisitos: estar regularmente matriculado na Uergs e ter disponibilidade de 20 h para o projeto.

Alunos(as) interessados(as) responder a este e-mail (jane-boeira@uergs.edu.br) enviando:
1. horário disponível (dias e turnos); 
2. histórico (pode ser do portal do aluno), preferencialmente em pdf (legível).

Aluno(as) selecionados (via e-mail) comparecer à entrevista:
- Alunos Unidade POA: quarta feira, dia 06/04, às 13h30  (sala em frente à Bibioteca); 
- Alunos Unidade NH: Quinta feira, dia 07/04, às 15h às 15h30 ou das 17h às 17h30 (sala a ser divulgada)

Os alunos pré-selecionados devem aguardar o e-mail com a confirmação da entrevista.

O projeto prevê análise documental (projetos cadastrados) junto à Pró-Reitoria de Pesquisa, em POA. 

O resultados será divulgado nesta sexta feira, dia 08/04. O aluno selecionado, após a entrevista, deverá fazer uma conta no Banrisul para recebimento da bolsa e assinar um Termo de Outorga na Pró-Reitoria de Pesquisa.

agricultura

Inscrições abertas para Programa de Pós-Graduação na Nova Zelândia

4/04/2016 04:05:00 PM


O governo neozelandês está com inscrições abertas até 30 de abril para o programa New Zealand Development Scholarships.

Este programa é destino a alunos latino-americanos e concede bolsas de estudos para quem é da área de agricultura e energia renovável. A lista completa de cursos pode ser acessada aqui, para agricultura, e aqui, para energia renovável.

Inscrições e maiores informações aqui.

Fonte: Catraca livre.

Administração

Abertas inscrições do 9º Prêmio SOF de Monografia

4/04/2016 03:44:00 PM

Estão abertas as inscrições para o 9º prêmio SOF de monografia.


Idealizado pela Secretaria de Orçamento Federal, a premiação tem a finalidade de estimular a pesquisa que tenha como objeto de estudo o orçamento público, seus problemas, desafios e perspectivas. Cada ano o tema específico varia, sendo o deste anos dois:

  1. Qualidade do gasto público;
  2. Aperfeiçoamento do orçamento público.

As inscrições estão abertas até 22 de agosto de 2016 com as seguintes premiações:

R$20.000,00, primeiro colocado em cada tema;
R$10.000,00, segundo colocado em cada tema;
R$5.000,00, terceiro colocado em cada tema;
Certificado de vencedor;
Publicação da monografia.

Regulamento e mais informações aqui.

revista científica

Chamada para submissão de artigos na Revista do Serviço Público

4/04/2016 03:27:00 PM


A revista do Serviço Público está com chamada pública aberta para submissão de artigos para a edição especial que terá como título 30 anos de Enap, 30 anos de escola de governo, 30 anos de formação continuada em administração pública.

Os artigos devem contemplar um dos seguintes temas:
  • Quem são os quadros da administração pública do Brasil? 
  • O papel das escolas de governo. 
  • Experiências inovadoras de formação continuada de servidores públicos.

A submissão está aberta até o dia 30 de junho. Mais informações aqui.


Visualizações

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *