Dicas de Escrita - Os porquês

8/26/2020 10:00:00 AM

     Assunto que gera muitas dúvidas, os porquês da língua portuguesa são quatro (por que, porque, por quê e porquê) e possuem funções diferentes. Vamos ver cada um deles:

POR QUE - Separado e sem acento: é usado iniciando perguntas diretas ou está presente no interior de perguntas indiretas, e pode ser substituído por “por qual razão” ou “por qual motivo”. Exemplo: Por que isso aconteceu? (Por qual motivo isso aconteceu?)

Contudo, quando usado no meio das frases, tem a função de pronome relativo e pode ser substituído por "por qual" e "pelo qual". Exemplo: O momento por que passei... (O momento pelo qual passei...)

PORQUE - Junto e sem acento: é uma conjunção causal ou explicativa, para confirmar se o seu uso está correto, você pode substituí-la por “pois” e “uma vez que”. Exemplo: Isso aconteceu porque está frio. (Isso aconteceu pois está frio.)

POR QUÊ - Separado e com acento: é usado no fim das frases ou até de maneira isolada. Pode ser substituído por “por qual motivo” ou “por qual razão”. Exemplo: O trabalho não foi entregue por quê? (por qual motivo?) ou O trabalho não foi entregue. Por quê?

PORQUÊ - Junto e com acento: é um substantivo, pode ser acompanhado de artigo, pronome, adjetivo ou numeral. Significa “motivo” ou “razão”. Exemplo: Queria entender o porquê (o motivo/ a razão) de isto estar acontecendo.

    Confira o resumo do que aprendemos e guarde para consultar quando precisar:






Relacionados

0 comentários.

Visualizações

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *