Dicas de escrita - Para mim ou para eu?

8/19/2020 10:00:00 AM

    Antes de responder, é preciso esclarecer que "eu" e "mim" são pronomes, um do caso reto (eu) e outro do caso oblíquo (mim). A dúvida sobre qual utilizar é muito comum, pois na fala usamos "para mim" na maioria dos casos. Contudo, na escrita, considera-se errado utilizar o pronome oblíquo na função de sujeito da oração, ele deve ser utilizado somente como objeto. 


    Dessa forma, o emprego de "para mim" ou "para eu" dependerá da situação de uso, já que as duas expressões existem e estão corretas, exercendo funções sintáticas diferentes. Em resumo, a expressão “para eu” deverá ser usada quando “eu” assumir a função de sujeito. Já a expressão “para mim” será empregada quando “mim” exercer a função de complemento. Para identificar melhor, fique atento ao verbo, pois antes dele devemos usar "eu", já que "mim" não executa a ação. Veja os exemplos:





Semana que vem, voltamos com mais dicas. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário!

Relacionados

0 comentários.

Visualizações

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *