Dicas de escrita - Crase #5
7/29/2020 12:00:00 PM Olá, pessoal! Até esta semana, nós já aprendemos bastante sobre a crase, e nesta última postagem sobre o tema vamos ver mais casos em que é comum a crase estar empregada incorretamente. Para não errar mais, acompanhem as dicas a seguir!
Entre palavras repetidas: certamente você já viu "dia à dia" ou "cara à cara", mas essa grafia está errada, pois se tratam de locuções indissolúveis e não há entre essas palavras a necessidade de usar o artigo"a", sobrando somente a preposição "a". O uso da crase, portanto está errado. A crase até poderá ser utilizada, em alguns casos, entre palavras repetidas que não formem uma locução indissolúvel, com uma unidade de sentido.
Antes de palavras no plural: para a crase estar correta antes de palavras femininas no plural, é necessária a concordância com o artigo "as", também no plural. A crase no "a" antes de plural implica erro de concordância, deve-se optar entre não utilizar a crase no "a" singular ou utilizar a crase, mas com o artigo exigido pelo plural "as".
Horas: a crase nunca deve ser utilizada para indicação de horas com as preposições até, após, desde, entre e para. Dessa forma, está correto: "das 10 às 14h", mas está incorreto "entre 10h às 14h" e "após às 14h".
Distância, casa e terra: somente devemos usar a crase antes dessas palavras quando elas estiverem especificadas, como em "Vou à casa de meus pais" e "Fui à terra natal dos meus avós".
Ainda está com alguma dúvida sobre a crase? Pode deixar um comentário! Na próxima semana, teremos mais dicas de escrita.
0 comentários.