Fontes de Informação - OBRAS DE REFERÊNCIA / DICIONÁRIOS/TESAUROS

3/14/2011 02:28:00 PM

 
DOCUMENTOS SECUNDÁRIOS: são os organizadores dos documentos primários e guiam o leitor para eles. (enciclopédias, dicionários, manuais, tabelas, revisões de literatura, tratados, certas monografias, livros-texto, anuários, etc).

OBRAS DE REFERÊNCIA:
Uma das principais finalidades das fontes de referência é facilitar a localização da informação que se procura. Além de dicionários, outros tipos são: enciclopédias, manuais e tabelas.

DICIONÁRIOS
É comum que os dicionários especializados façam referência aos autores, escolas e teorias associadas às definições de um termo. Esses dicionários especializados podem ser de três níveis básicos: dirigidos ao público em geral, a estudantes e a especialistas.
Dicionários de nomes são comuns nas áreas de botânica e zoologia. Siglas  de organizações do mundo inteiro são apresentadas no Dicionário Internacional de Siglas, que abrange os mais diversos assuntos.
Existem outros tipos de dicionários especializados: terminologias e glossários, dicionários poliglotas especializados, dicionários de abreviaturas e tesauros.

TESAUROS
Os tesauros são listas de palavras de uma determinada área apresentando o relacionamento entre os termos, de forma hierárquica (do geral para o específico), de equivalência (termos sinônimos) e de associação (termos relacionados). Os tesauros servem principalmente para indexação de documentos em catálogos e bases de dados.


MANUAIS
Os manuais são os livros de referência mais usados por cientistas e tecnólogos, quando surge necessidade de informações objetivas. Grande parte da informação contida nos manuais é apresentada de forma compacta, por meio de tabelas, gráficos, símbolos, equações e fórmulas. Os manuais incluem os conhecimentos já sedimentados.

TABELAS
          A apresentação de dados em forma tabular é uma característica de muitos manuais. E quando aumenta a proporção de tabelas e diminui a de texto, a obra passa a ser um livro de tabelas.

REFERÊNCIAS

CUNHA, Murilo Bastos da. Para saber mais: fontes de informação em ciência e tecnologia. Brasília: Briquet de Lemos Livros, 2001.

FONTES de informação para pesquisadores e profissionais.  Belo Horizonte: Editora UFMG, 2000.

Relacionados

0 comentários.

Visualizações

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *