Dicas de escrita - Crase #1
7/01/2020 12:18:00 PMOlá, pessoal! A partir de hoje vamos fazer uma série de postagens com dicas de escrita para facilitar a vida de vocês e, para começar, vamos abordar a famigerada crase.
Nós utilizamos o acento grave (`) para indicar a fusão de duas letras "a", sendo que cada uma dessas letras tem uma função diferente na frase. Assim, para haver crase, é necessário que exista um "a" de preposição seguido de um "a" de artigo definido feminino (veremos outros casos nas próximas postagens).
Mas o que é uma preposição? É o conectivo exigido por alguns verbos, substantivos e adjetivos para se ligarem ao restante da frase. Veja alguns exemplos de palavras que pedem o complemento da preposição "a":
- Habituar-se a
- Pertencer a
- Referir-se a
- Sobreviver a
- Sujeitar-se a
- Prejudicial a
- Favorável a
- Grato a
- Relativo a
Contudo, somente utilizaremos a crase se, após a preposição "a", houver houver um artigo "a", como nos exemplos a seguir:
- Habituar-se à situação. (Habituar-se a + a situação)
- Referir-se à obra. (Referir-se a + a obra)
- Favorável à ação. (Favorável a + a ação)
- Grato à mãe. (Grato a + a mãe)
Um truque muito utilizado para descobrir se a crase deve ser empregada é trocar a palavra feminina por uma masculina. Se o resultado for "ao", a crase estará correta. Vamos aos exemplos:
- Este livro pertence à aluna. (Podemos trocar "aluna" por "aluno", ficaria: Este livro pertence ao aluno - então a crase está correta)
- Ele escreveu a carta. (Podemos trocar por "e-mail", ficaria: Ele escreveu o e-mail - como não temos "ao", não devemos utilizar a crase)
Na próxima semana, vamos continuar falando sobre a crase. Fiquem ligados no nosso blog para muito mais dicas!
0 comentários.