Dicas de escrita - Crase #4

7/22/2020 12:00:00 PM

    Às vezes, mais fácil do que decorar todas regras do uso da crase, o melhor é tentar lembrar dos casos em que NÃO se deve utilizá-la. Vamos ver a seguir alguns casos em que a crase não ocorre:



1. Diante de palavras masculinas, pois o artigo empregado é sempre o "o", e não o artigo "a", como exigido pelas palavras femininas.
  • Escreveu o texto a lápis.
  • Passou a camisa a ferro.
  • Fez uma compra a prazo.

2. Antes de verbos, pois eles não exigem artigos. Dessa forma, os "a" dos exemplos abaixo representam somente a preposição "a".
  • A professora começou a falar.
  • O aluno estava disposto a ajudar.
  • Foi convidado a sentar.

3. Antecedendo os artigos indefinidos (um, uma, uns, umas), pois um artigo indefinido nunca vai exigir um artigo defino junto.
  • O prefeito recorreu a uma política conhecida.
  • O professor entregou as provas a um aluno.
  • Ela se referia a uns e outros.

4. Antes dos pronomes pessoais. Eles podem ser pessoais do caso reto - eu, tu, ele(a), nós, vós, eles(as) - ou pessoais do caso oblíquo - me, te, o, lhe, nos, mim, ti etc.
  • Todos diziam a ele que seria eleito.
  • Eu pedi a ela que me esperasse.
  • Os livros foram oferecidos a mim.





    Os casos em que a crase não deve ser utilizada não acabam por aqui... Fiquem atentos ao blog que semana que vem temos mais dicas.

Relacionados

0 comentários.

Visualizações

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *