Dicas de escrita - Crase #2

7/08/2020 12:00:00 PM

    Olá! Vamos continuar aprendendo a usar a crase corretamente?


    Na semana passada, vimos que devemos utilizar a crase quando temos o encontro da preposição “a” com o artigo “a”. Mas não é somente na junção com o artigo “a” que a crase é exigida. Vamos ver outros casos a seguir.

 

   Quando há o encontro da preposição “a” com a letra “a” inicial dos pronomes demonstrativos “aquele”, “aquela” e “aquilo”, a crase deve ser utilizada: "àquele", "àquela" e "àquilo".

    Assim, existirá o acento grave quando o termo que acompanha os pronomes “aquele”, “aquela” e “aquilo” exigir a preposição “a”. Veja o exemplo:


  • Sou favorável àquela proposição. (Favorável a + aquela)

  • Essa obra pertence àquele autor. (Pertencer a + aquele)


    Atenção! Não pense que está errado colocar a crase antes de “aquele” por se tratar de um termo masculino, pois o que é levado em consideração é o “a” do início.


    Para ter certeza do uso da crase nessas situações, você pode substituir os pronomes "aquele", "aquela" e "aquilo" por "a esse", "a essa" ou "a isso". Acompanhe os exemplos da imagem:





  


    Além dos pronomes demonstrativos “aquele”, “aquela” e “aquilo”, a crase também pode ocorrer no encontro da preposição “a” com os pronomes relativos “a qual” e “as quais”, como no exemplo:


  • As aulas às quais assisti eram muito importantes. (Assisti a + as quais.)


    Com a finalidade de evitar repetições desnecessárias, também podemos utilizar a crase em “à que”:


  • Comprou uma obra igual à (obra) que tinha estragado na chuva.

  
    Na semana que vem, vamos ver outros casos que também podem causar dúvidas no uso da crase. Acompanhe o blog para mais dicas!

Relacionados

0 comentários.

Visualizações

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *