1º Encontro sobre Nanismo.

10/31/2016 05:02:00 PM

O Nanismo sob a ótica da Saúde, dos Preconceitos, do Protagonismo, do Design

Estes e outros temas serão debatidos no 1º Encontro Estadual sobre o Nanismo, que realizaremos no dia 03 de Novembro de 2016 - Quinta-feira, com recepção a partir das 8:30min, no auditório do Palácio da Justiça, na Praça Marechal Deodoro (Praça em frente ao Palácio Piratini), quando durante aquele dia recepcionaremos autoridades, lideranças, profissionais e pessoas vinculados ao tema.

O Encontro é aberto, inscrições prévias podem ser feitas no portal www.faders.rs.gov.br, e o
 objetivo é promover a inclusão e a troca de experiências, com a participação ativa das pessoas com nanismo, familiares, profissionais que têm relação com essa deficiência e o público em geral, onde a Faders Acessibilidade e Inclusão, órgão gestor estadual da política pública para pessoas com deficiência e pessoas com altas habilidades no Rio Grande do Sul, terá muita honra em contar com a sua participação.

Entre os painelistas estarão pessoas com nanismo que exercem atividades e protagonismo na área do direito, da arquitetura, do jornalismo, do esporte, da administração, e outras,  que relatarão as suas experiências, bem como profissionais da área de saúde, falando sobre o tema, e profissionais da comunicação, avaliando como se posiciona a mídia e os preconceitos em relação às pessoas com nanismo.

Assim, este é o nosso convite:
Participe, convide pessoas, divulgue este evento!

Conviver é acolher as diferenças!

Fraternalmente.

Roque Bakof
Presidente da FADERS - Acessibilidade e Inclusão
Porto Alegre, RS, 31 de Outubro de 2016

Uergs promove atividades na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

10/11/2016 03:16:00 PM


A Uergs está propondo atividades para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016, que ocorrerá de 13 a 18 de outubro com o tema “Ciência alimentando o Brasil”. As atividades da Universidade serão realizadas em Porto Alegre e Novo Hamburgo, onde ocorrerão palestras, minicursos e oficinas ligados ao tema do evento e ministradas por professores, mestrandos e um graduando da Uergs.

A Semana
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi estabelecida pelo Decreto de 9 de Junho de 2004. Ela é realizada sempre no mês de outubro sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio do Departamento de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia (DEPDI/SECIS) e conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil. Tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País. A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema. O período oficial da 13ª SNCT vai de 17 a 23 de outubro de 2016.
Na Uergs, as atividades são coordenadas pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

veja a programação: 


Revista Eletrônica Científica da Uergs lança segunda edição de 2016.

10/11/2016 02:43:00 PM

Já está disponível a segunda edição de 2016 da Revista Eletrônica Científica da Uergs. A publicação traz artigos inéditos, de revisão e notas técnicas que contemplam as áreas das Ciências Humanas, da Vida e Meio Ambiente e de Exatas e Engenharias.

“Nossa revista já está incluindo os identificadores DOI (Digital Object Identifier), aguardando apenas resposta em relação ao primeiro registro que inclui todos os artigos já publicados”, comemora a editora Erli Costa.

Interessados em submeter artigos ou notas para publicação na edição de dezembro devem enviá-los até o início de novembro.

Manejo nutricional reduz abortamento de flores e aumenta produtividade de tomates em 30%.

10/05/2016 05:37:00 PM

Produzir frutas, legumes e verduras de alta qualidade é um grande desafio enfrentado por produtores rurais de todos os estados brasileiros. Nutricionalmente muito exigentes e sensíveis, a produção de hortifrútis requer atenção e cuidados redobrados na hora da nutrição. A busca pelo equilíbrio faz parte do caminho que os agricultores perseguem quando o objetivo é produzir em melhor qualidade e em quantidades maiores.

Na propriedade do agricultor e empresário Jorge Masato Kano, proprietário da empresa Tomates Kano, especializada em produção e comercialização das frutas da linha Grap, uma nova estratégia nutricional com fertilizantes fluidos especiais foi fundamental para o sucesso da lavoura, que conta com cerca de 90 mil plantas. “Optei por produtos de alta tecnologia para conseguir resultados superiores. Percebi que o vigor da planta foi muito bom, devido ao ótimo desenvolvimento das raízes. Também vi que a florada ficou muito mais bonita e não tivemos mais abortos de flores, o que aumentou bastante a quantidade de frutos em cerca de 30%”, diz.

O engenheiro agrônomo e consultor técnico, Ney Assis, que orientou e acompanhou o manejo nutricional realizado na propriedade de Jorge, explica que o primeiro passo foi estimular o enraizamento das plantas por meio do fertilizante Maxifós, composto por substâncias húmicas e fúlvicas, associadas a extratos de algas e aminoácidos.

“A ação do Maxifós foi fundamental para o desenvolvimento do sistema radicular das plantas, sem falar que houve uma melhora muito significativa da disponibilidade dos nutrientes que estavam retidos em grandes quantidades nos substratos”, explica o agrônomo. Ney revela ainda que o manejo nutricional foi fundamental para aumentar a durabilidade no pós-colheita, o que agradou os compradores dos produtos.

“Após as análises de folha, percebemos que para alcançar o resultado esperado, seria necessária a aplicação de um conjunto de nutrientes essenciais, como o boro, cálcio, magnésio e zinco, todos envoltos em uma composição de alta tecnologia que permite a rápida absorção e metabolização pelas plantas”, descreve. O agrônomo destaca ainda que o cobre participou do manejo com a importante função de induzir a resistência das plantas e colaborou para uma maior durabilidade das frutas.
 
Data de Publicação: 04/10/2016   Fonte: http://www.agrolink.com.br/

Outubro Rosa alerta para o diagnóstico precoce do câncer de mama.

10/05/2016 05:30:00 PM

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. Depois do câncer de pele não melanoma, responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Para estimular a detecção precoce da doença e conscientizar a população, começa, neste mês, a campanha Outubro Rosa. Neste ano, a ação terá como tema "Câncer de mama: vamos falar sobre isso?".

A mensagem reforça o debate para que a população participe ainda mais das atividades promovidas em todo o País. Além de enfatizar a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas. As ações de conscientização visam disseminar o maior volume possível de informações sobre acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama este ano no Brasil. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos). Outros fatores que aumentam o risco da doença são fatores ambientais e comportamentais, Fatores da história reprodutiva e hormonal e Fatores genéticos e hereditários.

Em grande parte dos casos, o câncer de mama quando detectado em fases iniciais há mais chances de tratamento e cura. Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.

Mamografia
Para mulheres entre 50 e 69 anos, a indicação do Ministério da Saúde é que a mamografia de rastreamento seja realizada a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.
O Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias. A recomendação, por parte dos médicos, é que a avaliação seja feita antes dos 35 anos somente em casos específicos.

Sintomas
Durante o autoexame, é possível verificar se há indício de alguns dos sintomas, como presença de caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); e pequenos nódulos localizados embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço.

Outubro Rosa
O movimento popular Outubro Rosa é internacional, começou na década de 1990 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. Anualmente, várias atividades são realizadas com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Inca e do Ministério da Saúde

Chamada pública aceita projetos sobre segurança alimentar.

10/05/2016 05:20:00 PM

A chamada pública nº 016/2016 aceita submissão de propostas até 19 de outubro. Os projetos devem ser na área de segurança alimentar e nutricional (SAN), no âmbito do Programa de Desenvolvimento de Estratégias de Caráter Socioeducativas e Sociotécnicas em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional para os países da União das Nações Sul Americanas (Unasul).

As pesquisas receberão apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) no valor total de R$ 4 milhões.

Entre as ações previstas, está identificar e fomentar núcleos e grupos de ensino, pesquisa, extensão e apoiar a geração e difusão de conhecimento e tecnologias na área; integrar políticas públicas de modo a estimular a produção do conhecimento, as necessidades sociais e de gestão, produzindo o desenvolvimento social, segurança alimentar e nutricional, e inclusão social; além da agricultura familiar, o abastecimento alimentar e compras institucionais até um consumo saudável. 

As propostas devem ser encaminhadas ao CNPq exclusivamente via Internet, utilizando-se do Formulário de Propostas on-line, disponível na Plataforma Carlos Chagas.
Os projetos de pesquisa podem ser submetidos nas seguintes linhas temáticas:
  • Linha 1 - Direito Humano A Alimentação Adequada;
  • Linha 2 - Antropologia Da Alimentação E Cultura Alimentar;
  • Linha 3 - Políticas Públicas, Regulação, Monitoramento E Controle Social;
  • Linha 4 - Sistemas Sustentáveis De Produção De Alimentos Saudáveis;
  • Linha 5 - Gestão Pública Da Produção E O Abastecimento Alimentar;
  • Linha 6 - Educação Alimentar E Nutricional (Ean);
  • Linha 7 - Tecnologias Sociais E Inovação (Produção, Manipulação E Conservação De Alimentos Seguros E Saudáveis);
  • Linha 8 - Qualidade Nutricional Dos Alimentos;
  • Linha 9 - Controle E Prevenção De Agravos Decorrentes Da Má Alimentação.
 
 
Fonte: Portal Brasil, com informações do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Uma em cada dez crianças com HIV é imune à Aids, indica estudo.

10/03/2016 03:56:00 PM

Um estudo revelou pela primeira vez que um pequeno grupo de crianças é capaz de desenvolver uma defesa natural à Aids, doença causada pelo vírus HIV.
A pesquisa, feita na África do Sul, analisou 170 crianças infectadas com o HIV que nunca haviam recebido terapia antirretroviral e, mesmo assim, nunca desenvolveram a síndrome devastadora causada pelo vírus.
Os cientistas descobriram que, nelas, o sistema imunológico simplesmente ignorou a presença do vírus no corpo. O estudo foi detalhado na publicação científicaScience Translational Medicine.
A Aids é uma doença que afeta o sistema de defesa do corpo humano. O vírus do HIV ataca (e mata) os glóbulos brancos (células do sangue que combatem as doenças). Conforme eles contra-atacam, tentando combater o HIV, há um sobrecarregamento do sistema imunológico. As células de defesa acabam morrendo por inflamação crônica e o sistema fica vulnerável a qualquer outra doença que acomete a pessoa infectada.
O que aconteceu com as crianças imunes à Aids foi que o sistema imunológico não contra-atacou o HIV - apenas ignorou a presença do vírus.

Evolução do sistema?

Um dos autores da pesquisa, Philip Goulder, pesquisador da Universidade de Oxford, diz que "travar uma guerra contra o vírus geralmente é a coisa errada" do ponto de vista do sistema imunológico. Segundo ele, ao contrário do que pode parecer, não atacar o vírus pode salvar o sistema.
Esse comportamento é similar ao que alguns macacos têm com o vírus da imunodeficiência símia (SIV). Nesses animais, as estratégias de adaptação à infecção pelo vírus já evoluíram durante centenas de milhares de anos.
"A seleção natural trabalhou nesses casos, e o mecanismo é muito similar ao que tem acontecido nessas crianças que não desenvolvem a doença", disse Goulder.
Uma infecção por HIV não tratada na infância mataria 60% das crianças afetadas em dois anos e meio. Mas o estudo pode ajudar a desenvolver novas terapias de imunidade para a infecção do vírus.
"Uma das coisas que fica de lição é que a Aids não tem tanto a ver só com o HIV, mas principalmente com a forma como o sistema imunológico responde a ele", explicou Goulder.

Vantagens para as crianças

Esse tipo de defesa contra a Aids é quase exclusivo das crianças. O sistema imunológico dos adultos tende a atacar o vírus com toda força.
As crianças têm um sistema imunológico mais "tolerante" que, conforme vai "amadurecendo", vai se tornando mais agressivo. Por isso é que a catapora, por exemplo, tem efeitos muito mais severos em adultos do que em crianças: a diferença é a forma como o sistema reage a ela.
Mas isso também significa que, conforme a criança cresce, seu sistema imunológico também se torna "adulto" e ela tem mais riscos de desenvolver a Aids.
As pessoas que têm HIV podem ter uma expecativa de vida normal se fizerem uso de remédios antiretrovirais. Mas o sistema imunológico delas nunva volta ao normal e elas enfrentam riscos maiores de doenças cardiovasculares, câncer ou demência.
Fonte: http://www.bbc.com/portuguese/internacional-37515281

Do colégio à universidade: 5 aplicativos que ajudam a organizar os estudos.

10/03/2016 03:49:00 PM

A tecnologia está cada vez mais presente em ambientes de estudo. Além da tradicional sala de aula e dos livros impressos, as pessoas podem adquirir conhecimento a qualquer momento do dia e em qualquer lugar por meio de serviços disponíveis na internet. Os aplicativos para smartphone e tablet têm um papel importante na educação de milhares de alunos matriculados em cursos à distância, por exemplo.


E não importa em que estágio você se encontra, pois existem ferramentas desenvolvidas com foco desde a educação no Ensino Médio até o Ensino Superior, incluindo vestibulares como Enem e vestibulares de faculdades privadas. Confira uma lista com alguns serviços que podem te ajudar durante os estudos para a prova do colégio, o vestibular ou até mesmo durante a universidade.


Geekie

Disponível para Android, o aplicativo tem como principal foco a personalização do estudo. Na plataforma Geekie Games, o estudante pode realizar um teste virtual que gera um plano de trabalho de acordo com suas habilidades e deficiências. De acordo com o Geekie, o recurso permite ao usuário manter seu ritmo de estudos para avançar em áreas que precisam de atenção.

O aplicativo conta ainda com videoaulas voltadas para o conteúdo do Enem e de outros vestibulares e simulados com notas comparáveis a outros exames. Ao se cadastrar na plataforma, o usuário tem um período à disposição para testar as funções pagas. No final da demonstração, é possível continuar usando o Geekie com recursos limitados ou assinar o plano profissional por a partir de R$ 17,90 por mês.


iBoletim

Fazer as contas para descobrir qual a nota de uma determinada matéria nem sempre é uma tarefa fácil. Em alguns casos, os professores usam pesos diferentes para cada avaliação e acabam deixando os alunos em dúvida sobre o resultado que será colocado no boletim. Útil não apenas para os pais, o aplicativo iBoletim ajuda principalmente os alunos a saberem a real situação de suas notas na escola ou na faculdade.

Descomplica

A busca por cursinhos para intensificar os estudos antes do vestibular é comum entre os alunos que pretendem entrar na faculdade. Para garantir sua vaga na universidade, alguns estudantes chegam a pagar valores bem significativos. Disponível para Android e iOS, o app Descomplica é uma alternativa para quem busca curso pré-vestibular.
Com uma anuidade de até R$ 180,00, o usuário tem acesso a milhares de videoaulas. A plataforma oferece ainda simulados, correções de redações e até mesmo plantões de dúvidas online.


EstudaVest

Com questões do Enem e provas de diversas universidades do País, o EstudaVest é uma opção gratuita para se preparar para entrar na faculdade. O aplicativo oferece simulados e permite ao usuário acompanhar o desempenho por meio de estatísticas. Disponível para Android, iOS e Windows Phone
Com questões do ENEM e provas de vestibulares de diversas universidades brasileiras, o EstudaVest oferece simulados e acompanhamento de desempenho por meio de estatísticas. O app, disponível para Android e Windows Phone, conta também com novidades sobre o calendário das principais provas, vídeo aulas, fórum para interação entre os estudantes e um ranking de classificação dos mesmos na plataforma.


Passei Direto

A plataforma Passei Direto foi criada para estimular a conexão dos estudantes universitários aos conhecimentos em diversas áreas de formação. Disponível gratuitamente para Android, iOS e em versão web, a rede social conta com recursos para compartilhar materiais de estudo e explorar referências usadas por outros usuários.
A ferramenta é ideal para quem deseja tirar dúvidas rapidamente ao discutir assuntos de um determinado tema com pessoas da área. Após entrar em contato com outros perfis na plataforma de educação, o usuário passa a receber diariamente milhares de novos arquivos de temas de pesquisa.

    Passaporte vencido: saiba como renovar o seu.

    10/03/2016 03:43:00 PM

    Não é preciso esperar o vencimento do seu documento para solicitar um novo; se você vai viajar, é importante ficar de olho.

    nova versão do passaporte brasileiro tem duração de dez anos, mas documentos antigos – emitidos antes de 2016 – ainda são válidos apenas por cinco anos. Se você viaja muito, é importante ficar de olho na data de validade e ter em mente que não é necessário esperar o vencimento do passaporte atual para solicitar um novo.
    Passaporte vencido? Antes de começar a regularizar a documentação, é importante entender que o passaporte é um documento que não pode ser renovado ou prorrogado. Isto é, depois da data de vencimento, o viajante precisa fazer uma nova emissão, ou seja, seguir praticamente o mesmo procedimento que seguiria se fosse solicitar o documento pela primeira vez na Polícia Federal.
    Relembre o passo a passo para ter em mãos seu novo passaporte.

    1. Solicitação

    Antes mesmo de agendar a visita à Polícia Federal, é preciso solicitar o documento na opção “emissão de passaporte”, dentro do site da PF. Nesse passo, você vai emitir uma Guia de Recolhimento da União (GRU), documento que dá início ao processo de “renovação” do seu passaporte.
    Será aberto um formulário, que deve ser cuidadosamente preenchido. É necessário informar, entre outros dados, o número do RG, do CPF e do título de eleitor – por isso, é interessante ter esses documentos em mãos na hora de preencher o formulário.
    Para os homens maiores de 19 anos, também será necessário informar à Polícia Federal o número do Certificado de Dispensa de Incorporação, documento que prova o alistamento e a liberação no Exército.
    Por fim, na última aba do formulário, você vai precisar preencher o local onde será atendido pela Polícia Federal. Basta indicar a cidade em que vive ou a mais próxima, caso seu município não tenha postos de atendimento.

    2. Agendamento

    Antes de agendar sua visita à PF, é necessário pagar a GRU por boleto bancário – só depois de confirmado o pagamento é que o sistema de agendamento será liberado.
    O tempo de espera no agendamento pode variar bastante, de acordo com a época do ano – quanto mais próximo da alta temporada, mais gente estará na fila de espera para regularizar a documentação – e com a região do país.
    Para efetuar o agendamento, a PF pede que você informe CPF, data de nascimento e número de protocolo da GRU. Depois disso, será possível escolher, dentre os locais disponíveis, o de sua preferência.
    O agendamento é válido para uma pessoa apenas – ou seja, duas pessoas da mesma família não poderão ser atendidas em um único horário.

    3. Atendimento

    No dia da visita, é importante chegar ao posto de atendimento 15 minutos antes do horário marcado e com todos os documentos necessários em mãos e, principalmente, em bom estado – documentos rasurados ou em mau estado de conservação poderão ser recusados pela Polícia Federal.
    Leve o protocolo de emissão do passaporte e a GRU, além do seu passaporte anterior, que será carimbado para ser considerado cancelado. Não é necessário levar fotografia, já que o retrato é feito na hora, durante o atendimento.  

    4. Retirada 

    O passaporte leva, em média, 6 dias úteis para ficar pronto. O documento é entregue pessoalmente, mediante apresentação de documento de identificação oficial e assinatura de um recibo. Se ele não for retirado em até 90 dias, a Polícia Federal tem o direito de cancelá-lo.
    Se você tiver vistos válidos não se desfaça do passaporte anterior – ele deverá ser apresentado junto com o novo passaporte quando você tentar entrar no país em questão.
      Leia tudo sobre: passaporte • renovar passaporte • Polícia Federal
      Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2016-07-05/passaporte-vencido-como-renovar.html

      Japonês vence Nobel de Medicina por pesquisa sobre a autofagia.

      10/03/2016 03:39:00 PM


      O cientista japonês Yoshinori Ohsumi foi laureado com o Prêmio Nobel de Medicina de 2016 pela sua descoberta do mecanismo de autofagia, processo pelo qual as células "digerem" partes de si mesmas, de acordo com o anúncio feito nesta segunda-feira (3).

      Em organismos de seres desnutridos, a autofagia é uma das estratégias de sobrevivência e permite que as células redistribuam os nutrientes para conseguir executar as atividades mais essenciais à vida.

      O conceito de autofagia já tinha sido descoberto em 1960, quando cientistas observaram que as células eram capazes de destruir seus próprios componentes e os transportar para a unidade celular chamada de lisossomo.

      Em 1990, Ohsumi, pesquisador da Universidade de Tóquio, fez uma série de experiências com levedura para identificar os genes ligados à autofagia. O Nobel de Medicina é oferecido desde 1901 e o pesquisador mais jovem a receber o prêmio foi Frederick G. Banting, que tinha 32 anos em 1923 e descobriu a insulina. 

      Nesta terça-feira (4), será anunciado o Nobel de Física, na quarta-feira (5) o de Química, e na sexta (7) o da Paz. O de Economia será anunciado na segunda-feira da próxima semana (10).

      Visualizações

      Contato

      Nome

      E-mail *

      Mensagem *