Luis Augusto Fischer ministra aula inaugural de especialização da Uergs

10/05/2015 03:54:00 PM

Fonte: Uergs

         O escritor Luís Augusto Fischer ministrou a aula inaugural da segunda edição do curso de especialização em Teoria e Prática da Formação do Leitor, da Uergs em Porto Alegre, na tarde desta sexta-feira (2).
Na palestra sobre “Ensino de Literatura, antes e depois”, Fischer falou sobre o momento positivo em que vivemos com relação ao incentivo à leitura, apresentou conceitos e um panorama histórico, que demonstra a diversidade de gêneros que vão ganhando cada vez mais espaço. “A literatura no Brasil é uma arte multicultural, totalmente inclusiva. Todos os grupos sociais já se expressaram ou continuam se expressando por meio da literatura”, disse.
     
      “É importante ter um conceito de literatura abrangente”, ressaltou ao falar sobre os gêneros que, formalmente, não são considerados literatura, como a música e as telenovelas, por exemplo.
O escritor também abordou o ensino da literatura na educação básica, e como o assunto vem sendo conduzido em um sistema de educação voltado para formar candidatos para o vestibular e Enem.
Sobre a formação do leitor, lembrou que há muitas práticas que ocorrem fora da sala de aula, em paralelo com a escola, como as feiras do livro, as festas literárias, oficinas e concursos de literatura. “Vivemos uma fase muito alentadora para a educação, com oferta de cursos, compra de livros. Há uma preocupação em fazer o livro se tornar mais acessível. Tem muito mais gente lendo do que antes”, avalia.
      
      O curso de especialização é coordenado pela professora Ana Maria Accorsi, que deu as boas-vindas aos novos alunos e recepcionou o palestrante falando sobre as conquistas da Universidade na área de Letras. A docente falou sobre a aprovação do curso de Especialização em Teoria e Prática da Formação do Leitor antes mesmo da aprovação do curso de graduação em Letras – Licenciatura, que receberá sua primeira turma em 2016 e da importância do Grupo de Pesquisa em Linguagens e Culturas Educacionais, que possui financiamento da Fapergs e CNPq.
       
       As atividades prosseguiram à noite com a palestra sobre “Prática de leituras com adolescentes não-leitores”, da especialista em Teoria e Prática na Formação do Leitor, Rochele da Silva Schott. Egressa da primeira edição do curso de especialização, atualmente ela trabalha como professora da rede municipal de Porto Alegre.

Notícia completa em: http://www.uergs.edu.br/index.php?action=noticias&cod=3497

Relacionados

0 comentários.

Visualizações

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *