terça-feira, 22 de setembro de 2015

IEEE promove workshops para pesquisadores

Fonte: CAPES

O objetivo é capacitar engenheiros, professores, pesquisadores e autores no avanço da tecnologia e de suas carreiras, ampliando a capacidade de compartilhar pesquisas com a comunidade científica


Nos dias 22 e 23 de setembro de 2015, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade de São Paulo (USP), respectivamente, receberão o workshop "Como Publicar Artigos Técnico-Científicos com o IEEE", promovido pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE). Os encontros apresentarão informações sobre como o processo de publicação no Instituto funciona, oferecendo dicas básicas de escrita e submissão de manuscritos.

Segundo Ana Carolina Nogueira,Training and Publisher Relations da EBSCO Information Services, "o objetivo é permitir que engenheiros, professores, pesquisadores e autores avancem na tecnologia e em suas carreiras, melhorando suas habilidades  para publicar e compartilhar suas pesquisas com a comunidade acadêmico-científica". O palestrante principal é José Carlos Pedro, professor titular da Universidade de Aveiro e Cientista Pesquisador Sênior do Instituto de Telecomunicações, onde comanda o grupo de Circuitos e Sistemas Wireless.

Entre os principais assuntos abordados, estão: benefícios em publicar; como escolher onde publicar um artigo; o que os editores procuram em uma submissão; por que editores e revisores rejeitam artigos; como escolher título, resumo e palavras-chaves adequados; estrutura e organização do artigo; importância de ser ético e evitar a má conduta; ferramentas para autores disponibilizadas no IEEE.

O evento é gratuito para professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação na área de engenharia. Além desses pré-requisitos, é fundamental ter interesse em aprender como publicar com o IEEE. Para participar, é necessário realizar inscrição neste link. A quantidade de vagas é limitada.

Na Unicamp, o registro para entrada no evento se inicia às 14h, sendo que o workshop será concluído às 18h. Na USP, a agenda será aberta um pouco mais cedo, às 13h45, sendo finalizada também às 18h. O cronograma de ambas as universidades contempla apresentações e espaço para perguntas e respostas com os palestrantes.

Sobre o palestrante principal

José Carlos Pedro é professor titular da Universidade de Aveiro e Cientista Pesquisador Sênior do Instituto de Telecomunicações, onde comanda o grupo de Circuitos e Sistemas Wireless.  É membro do IEEE e autor e co-autor de mais de 150 artigos em periódicos e conferências internacionais. Presidiu várias sessões em conferências nacionais e internacionais. Tem trabalhado como editor convidado da IEEE Microwave Magazine e como editor associado da IEEE Trans. on Microwave Theory and Technology.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ray Bradbury

"Se não tivermos bibliotecas, não temos nenhum passado e não teremos um futuro"