Uergs em Sananduva oferece curso de extensão

10/25/2012 09:16:00 AM

 Fonte: UERGS


Clique na imagem para ampliar

A Unidade da Uergs em Sananduva vai oferecer a ação de extensão X Semana Acadêmica e VI Mostra de Agroindústria da Unidade da Uergs em Sananduva: “A Gestão ambiental e Agroindústria em Debate”, de 29 de outubro a 1º de novembro. Voltado para discentes, docentes, agricultores, gestores públicos e comunidade em geral, o evento tem a coordenação do professor Ernane Pfüller  e do acadêmico Jonas Salvador. O interessado deve preencher a ficha de inscrição e entregá-la na Unidade responsável.

O projeto visa fomentar discussões acerca das temáticas ambientais e agroindustriais com toda a comunidade local e regional, o que vem acontecendo há dez anos por meio das Semanas Acadêmicas. Além disso, busca a atualização dos acadêmicos em temas relevantes, proporcionar um ambiente de debate dentro do tema proposto e expandir a divulgação da atuação educacional da Uergs, contando com a integração dos conhecimentos produzidos pelas Instituições de Ensino Superior (IES) e a comunidade.  O evento conta com parcerias e convênios com várias entidades municipais.

Dias da semana: de segunda a sexta-feira

Carga horária: 30 h semanais

Horário: das 18h às 23h

Cidade: Sananduva

Valor da inscrição: R$ 15,00 (para aluno da Uergs não hipossuficiente e o participante que desejar certificação). O valor será recolhido pelo Diretório Acadêmico.

Número de vagas: 200

Número mínimo de inscritos: 50

Programação do evento:

Dia 29.10.2012

18h00min – Recepção e inscrições (Casa da Cultura Prefeito Hilário Copatti)

19h00min – Abertura oficial

20h00min – Palestra: "Avanços e Retrocessos na Reformulação da Lei do Novo Código Florestal". Sr. Jorge Silvano Silveira, Engenheiro Florestal do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas - Secretaria do Meio Ambiente (DEFAP-SEMA).

Intermediadora: Professora Drª Marta Martins Barbosa Prestes - Diretora Regional do Campus 3.

21h30min - Debate

22h00min – Visita na exposição dos produtos agroindustriais e do Herbário Temático de Plantas Nativas do RS - Acadêmicos de Gestão Ambiental e Prof. José Siqueira Benites.

23h00min - Encerramento



Dia 30.10.2012

18h00min – Recepção e inscrições (Casa da Cultura Prefeito Hilário Copatti)

19h00min – Abertura oficial.

19h30min – Apresentação por Acadêmicos:

Caracterização de Agroindústrias Familiares no Município de Sananduva e Orientação para Elaboração e Implantação de Procedimentos Operacionais Padronizados (pops) e Manual de Boas Práticas de Fabricação (mbpf).

Autores: Cesar Zanfonato, Edivan Sagiorato, Moacir João Bombarda, Rubiamara Fachinelo Troian, Tayrini Parreira Brito, Marta Martins Barbosa Prestes

Projeto com Bolsas do CNPq e FAPERGS.

–Apresentação por Acadêmicos:

Caracterização dos Produtores de Leite da Região Nordeste do RS quanto à Estrutura da Propriedade e ao Nível de Tecnologia e à Qualidade. 
Autores: Andrea S. Menosso Pasinato, Mateus Rodrigues Borges, Roberto Fracasso, Marta Martins Barbosa Prestes
Projeto com Bolsas do CNPq e FAPERGS.

20h00min – Palestra: Gestão de Recursos Hídricos: A participação da Sociedade no processo. Prof. Vanderlei Decian – URI – Campus Erechim

Intermediadora: Professora Drª Cristina Mayumi Ide Guadagnin.

21h00min - Debate

21h30min – Visita na exposição dos produtos agroindustriais e do Herbário Temático de Plantas Nativas do RS - Acadêmicos de Gestão Ambiental e Prof. José Siqueira Benites.



23h00min - Encerramento



Dia 31.10.2012

18h00min – Recepção e inscrições (Centro Comunitário São João Batista)

19h00min – Abertura Oficial

Oficina: Panificação e salgados a base de soja – Profa. Silvia Santin Bordin – Pró-Reitora de Extensão da UERGS

Intermediador: Professor José Siqueira Benites – Prof. Uergs - Unidade em Cruz Alta

20h30min - Debate

23h00min - Encerramento



Dia 01.11.2012

18h00min – Recepção e inscrições (Casa da Cultura Prefeito Hilário Copatti)

19h00min – Abertura Oficial

19h30min – Apresentação por Acadêmicos

Dados Preliminares do Projeto de Extensão do Estágio Interdisciplinar de Vivência Sobre a Produção e Agroindustrialização Rural – Acadêmicos Neura Grando dos Santos e Moacir João Bombarda e Prof. Ernane Ervino Pfüller

–Apresentação por Acadêmicos: Dados Preliminares do Projeto de Pesquisa: Analise da Produção, Demanda e Distribuição de Produtos Ecológicos no Município de Sananduva/RS – Acadêmicos: Andreia Inez Ferron e Fabiano Morelo e Prof. Ernane Ervino Pfüller.

20h00min - Palestra: A responsabilidade do Poder público e da Sociedade com o Meio Ambiente Gerando Compromisso com a Vida – Experiências da Região Nordeste do RS – Prof. Ilton Nunes dos Santos – Agencia de Desenvolvimento Regional (ADR) e Presidente do COREDE Nordeste.

Intermediador: Professor Ernane Ervino Pfüller- Coordenador de Programas e Projetos da Pro-Reitoria de Extensão e Coordenador do Curso de Tecnologia em Agroindústria.

21h00min - Debate

21h30min – Visita na exposição dos produtos agroindustriais e do Herbário Temático de Plantas Nativas do RS - Acadêmicos de Gestão Ambiental e Prof. José Siqueira Benites.

23h00min - Encerramento


>> Ficha de Inscrição

Relacionados

0 comentários.

Visualizações

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *