Fontes de Informação

2/11/2011 04:56:00 PM

PATENTES:
A invenção é um ato intelectual, que muitas vezes se materializa em produtos ou processos de fabricação e uma propriedade intangível, volátil, impossível de ser retida. O meio elaborado para assegurar a posse desse tipo de bem econômico é a patente. A patente é a mais importante fonte primária de informação tecnológica, e a informação mais atualizada em qualquer campo industrial.
As patentes possuem um código de identificação internacional, a CIP – Classificação Internacional de Patentes.
Uma patente só adquire validade em outro país se o inventor registrá-la no órgão nacional competente.
A Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI) é um organismo da ONU que administra  o Tratado de Cooperação sobre Patentes – TCP. O tratado unifica os procedimentos para que uma solicitação depositada em qualquer país signatário possa ser objeto de uma busca internacional quanto ao aspecto da novidade.
A lei de propriedade  industrial trata dos bens imateriais aplicáveis em materiais industrializáveis. O sistema de propriedade industrial faz parte de um sistema mais abrangente, o da propriedade intelectual (regendo também os direitos sobre divulgação de obras literárias).
Os direitos sobre propriedade intelectual na área artística, conhecidas como direitos autorais, ou copyright ou ainda pelo símbolo ©, são delimitados em legislação específica nos países e organizações internacionais, a partir da convenção de Berna de 1986.

 Algumas bases de dados e fontes exclusivamente sobre patentes são:
Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). http://www.inpi.gov.br/
OMPI - http://www.inpi.gov.br/menu-esquerdo/patente/pasta_acordos/ompi_html
Organização comercial especializada é a Derwent Information. Existem bases de dados de resumos de artigos de periódicos que cobrem  patentes como por exemplo,  a Chemical Abstracts.Centro de Documentação e Informação Tecnológica (CEDIN). http://www6.inpi.gov.br/quanto_custa/centro/centro.htm
World Intellectual Property Organization: http://www.wipo.int/
Associação Brasileira  da Propriedade Intelectual: http://www.abpi.org.br/
Associação Interamericana de Propriedade Intelectual: http://www.asipi.org/
Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico UFRGS: http://www.sedetec.ufrgs.br/


Relacionados

0 comentários.

Visualizações

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *