sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Fontes de Informação - NORMAS TÉCNICAS

DOCUMENTOS PRIMÁRIOS


NORMAS TÉCNICAS: 

 Utiliza-se a norma técnica para entre outros fatores:  reverter o produto, processo ou serviço em patrimônio tecnológico, industrial e comercial para o país, ao se relacionar com o mercado internacional; garantir a saúde e a segurança.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT está organizada na forma de comitês, sendo cada um responsável pela normalização de determinado setor produtivo.
Catálogo ABNT http://www.abnt.org.br/
Segundo ABNT as normas são classificadas em: CB – ordena conceitos, materiais ou objetos; EB- especificação; MB- método de ensaio; NB – procedimento; PB – padronização; SB – simbologia; TB – terminologia.
Bibliografias correntes e bases de dados sobre normas técnicas:
           TARGET ENGENHARIA E CONSULTORIA http://www.target.com.br/ Banco de dados que permite, mediante assinatura, a busca e comercialização de cópias de normas brasileiras.
Instituições brasileiras:
Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (SINMETRO = CONMETRO – estabelece normas e INMETRO – executa e fiscaliza).

Instituições internacionais:
Organização Internacional de Normalização (ISO). É uma federação dos organismos nacionais de 130 países. http://www.iso.org/iso/home.html
As normas ISO 9000 são adotadas por inúmeros países e foram incorporadas na década de 90 pela ABNT (fornece diretrizes para a gestão da qualidade).

Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC) http://www.iec.ch/

União Internacional de Telecomunicações (ITU) http://www.itu.int/en/pages/default.aspx

REFERÊNCIAS

CUNHA, Murilo Bastos da. Para saber mais: fontes de informação em ciência e tecnologia. Brasília: Briquet de Lemos Livros, 2001.

FONTES de informação para pesquisadores e profissionais.  Belo Horizonte: Editora UFMG, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ray Bradbury

"Se não tivermos bibliotecas, não temos nenhum passado e não teremos um futuro"