Prêmio Minuano 2020

6/01/2020 10:53:00 AM


Estão abertas de 20 de maio até 30 de junho as inscrições para Prêmio Minuano de Literatura de 2020. A terceira edição do prêmio chega com onze categorias: Infantil, Juvenil, Poesia, Conto, Crônica, Ficção: Romance/Novela, Ilustração, História em Quadrinhos, Texto Dramático, Especial (memórias, biografias, efemérides, turismo, guias, manuais, entre outros) e – novidade deste ano – Tradução.
Podem participar do prêmio autores nascidos ou residentes no Rio Grande do Sul, assim como editoras sediadas no estado. As obras inscritas devem ter sido publicadas ao longo de 2019.
A Comissão Organizadora será composta por membros do Instituto Estadual do Livro, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Cultura, e do Instituto de Letras da UFRGS. As Comissões de Seleção contarão com três membros cada, escolhidos dentre profissionais que atuam na área da literatura e/ou membros da comunidade cultural literária, os quais escolherão as três obras finalistas em cada categoria. Já as Comissões Finais contarão com três membros cada, dentre professores, alunos de pós-graduação em Letras e bibliotecários, os quais indicarão o livro vencedor nas respectivas categorias. Os vencedores serão conhecidos na cerimônia de premiação e receberão o Troféu Minuano de Literatura em local e data a serem definidos.
Outra novidade da edição de 2020 é a escolha de um patrono, maneira de homenagear a obra de um autor. O escolhido para inaugurar o posto é Sérgio Faraco, escritor alegretense, nascido em 1940, um dos contistas mais admirados do Brasil, vencedor de prêmios como o da Academia Brasileira de Letras, União Brasileira de Escritores, Associação Gaúcha de Escritores e Açorianos de Literatura.

Confira a notícia completa, regulamento e formas de entrega aqui!

Relacionados

0 comentários.

Visualizações

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *