Software para deficientes visuais é lançado por incubadora do Parque Tecnológico da Bahia

5/07/2013 09:46:00 PM

O programa desenvolvido permite através de um dispositivo móvel, a leitura em voz alta de textos que não foram passados para o braile
Uma inovação que vai melhorar a vida das pessoas com deficiência visual é a proposta do SLEP, Scanner Leitor Portátil, um software que permite através de um dispositivo móvel, a leitura em voz alta de textos que não foram passados para o braile.
 
O software foi desenvolvido pela NN Solutions, empresa instalada na Incubadora do Parque Tecnológico da Bahia, e o programa de leitura para celular melhora a qualidade de vida de deficientes visuais e permite mais independência nas ações cotidianas.
 
O gerente da empresa, Vitor Teixeira explica o funcionamento do aparelho. "O programa desenvolvido captura uma imagem do texto por meio da câmera do celular, reconhece as letras presentes na imagem e em alguns segundos, lê o texto para o usuário por meio de voz sintetizada. Esta solução é ideal para pessoas com alguma deficiência visual".
 
O estudante do IFBA de Porto Seguro, Mario Masseli, é portador de deficiência visual, e experimentou o scanner durante visita ao Parque Tecnológico da Bahia "Achei fantástico esse software que capta a imagem de um texto e traduz em voz. A visita ao Parque Tecnológico hoje foi muito importante porque ganhei um grande motivo para seguir em frente. Valeu a pena a viagem até aqui" comemora o jovem que quer seguir carreira na área de tecnologia.
 
O software tem uma versão demo que qualquer pessoa pode baixar no GooglePlay.
 
Visita de estudantes do IFBA
A visita de Mario ocorreu junto com os demais colegas do curso de Informática e Computação do IFBA do Campus Porto Seguro. Os alunos conheceram as instalações do Parque Tecnológico, visitaram algumas empresas que atuam no local e através de palestras conheceram mais sobre os projetos e pesquisas em desenvolvimento.
 
O Parque Tecnológico tem despertado o interesse dos estudantes em conhecer suas instalações e o que está sendo desenvolvido no empreendimento "O Parque Tecnológico está aberto para a aproximação da comunidade, queremos popular este equipamento que é fundamental para o desenvolvimento científico e tecnológico do nosso estado", enfatizou o secretário Paulo Câmera, titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti), que coordena o parque.
 
(Portal TI Bahia)
 

Relacionados

0 comentários.

Visualizações

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *