Repositórios institucionais

2/22/2013 07:28:00 PM

Os repositórios institucionais são valiosas fontes de informação na web, pois aglomeram em um único espaço diversos tipos de publicações produzidas no ambiente acadêmico como: artigos, trabalhos de conclusão de curso de graduação, teses, dissertações, capítulos de livros, fotografias, documentos sobre a memória institucional, etc.


Repositório digital da UFRGS é o 20º melhor do mundo, aponta ranking



Lume, repositório digital de documentos da UFRGS, é o 20º melhor repositório digital do mundo entre as instituições, segundo edição recém-divulgada do The Ranking Web of World Repositories, elaborado pelo Cybermetrics Lab, grupo de pesquisa do Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), ligado ao Ministério da Educação da Espanha.
Na classificação geral, que inclui 1654 repositórios temáticos e institucionais, a Universidade conquistou o 27º lugar, ao subir 14 posições em relação ao levantamento de 2012. Este ano, a Universidade ficou na terceira colocação entre as instituições da América Latina e na segunda posição no Brasil, atrás da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP.
O objetivo do ranking é mostrar a visibilidade das produções e valorizar as iniciativas de promoção de acesso livre às publicações científicas e acadêmicas.
Em um ano, o Lume quase dobrou seu acervo, passando de 37 mil documentou em 2012 para superar a marca de 68 mil itens em 2013. A disponibilização on linepermite livre acesso a fotografias, artigos de periódicos, livros e capítulos de livros, teses e dissertações, trabalhos de conclusão de cursos de especialização e de graduação, além de trabalhos de eventos.

Números do Lume em 2013

- 3.055 documentos do Acervo do Centro de Memória do Esporte e Acervo fotográfico do Instituto de Física, Museu Universitário e da Secretaria do Patrimônio Histórico;

- 18.623 trabalhos completos e resumos apresentados em eventos institucionais promovidos pela UFRGS;

- 19.849 da Produção intelectual institucional, dois quais:5.673 artigos de periódicos; 109 livros e capítulos de livros; 126 patentes; 13.941 trabalhos de eventos;

- 17.985 Teses e dissertações;

- 8.634 trabalhos acadêmicos e técnicos, dos quais: 1.624 Trabalhos de conclusão de curso de especialização; 7.010 Trabalhos de conclusão de curso de graduação.

A UFRGS e a USP são as únicas instituições brasileiras cujos repositórios aparecem entre as cinquenta mais importantes ferramentas do gênero voltadas à preservação e divulgação de seus acervos por meio da digitalização e da disponibilização on line. A lista completa pode ser conferida no site da instituição.

Relacionados

0 comentários.

Visualizações

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *