quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Biblioteca Digital UGF

Fonte: Biblioteca Digital UGF - Institucional


Apresentamos mais uma ferramenta de pesquisa acadêmica disponível de forma gratuita na Internet. A Biblioteca Digital UGF congrega diversos documentos em texto completo de diversas instituições do país e do mundo!

O link da Biblioteca Digital UGF é: http://www.posugf.com.br/biblioteca/index.php

Quer mais fontes como essa? Acesse as aba superior correspondente à área do seu curso e supreenda-se com mais fontes de informação especializadas!!


Saiba mais sobre esta ferramenta lendo o texto abaixo, extraído do próprio site institucional:


 
Após a primeira versão lançada em 2010, quando a Biblioteca Digital da Central de Cursos da Universidade Gama Filho foi considerada a maior do Brasil, a Central de Cursos UGF agora lança a versão 2012, quando deseja se estabelecer como a maior biblioteca digital da América Latina, ao oferecer gratuitamente ao público mais de 34 milhões de itens, abertos, de texto completo e gratuitos.


A Biblioteca Digital UGF é um serviço de extensão universitária que disponibiliza, não só para os alunos da universidade, mas para toda a população, a totalidade dos acervos digitais de mais de 1.600 universidades, artigos de mais de 48 mil periódicos científicos, além dos bancos de dados de centros de pesquisa, bibliotecas nacionais e órgãos governamentais de 63 países, através da participação no consórcio internacional OAI - Open Archives Initiative, o maior compartilhamento de informação científica da história.

O acervo da Biblioteca Digital da Central de Cursos é formado pela integração do acervo de importantes universidades do exterior como, por exemplo, Harvard, Yale, Berkeley, Oxford, Cambridge, Universidade de Paris, Universidade Complutense de Madrid e Universidade do Porto, além de instituições de ensino superior brasileiras como a USP, Unicamp, UFRJ, UFMG, UNB e FGV.

Também estão integrados acervos digitalizados de várias Bibliotecas Nacionais, como a do Congresso Americano, Biblioteca Nacional da França, da Espanha e de Portugal.

O usuário encontra os artigos completos de periódicos como os precedings da Revista Nature e as coleções abertas da PubMed Americana e PubMed Britânica. A integração ibero-americana é reforçada através da integração com a REDALYC - Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal, e a SCIELO - Scientific Electronic Library Online, que estão entre as maiores redes científicas de publicações do continente.

No âmbito do judiciário e legislativo, a Biblioteca Digital UGF é integrada com a Biblioteca Digital do Senado Federal, com a Bilbioteca do CNJ - Conselho Nacional de Justiça, com a Biblioteca do STJ - Supremo Tribunal de Justiça, além de vários Tribunais Regionais do Trabalho, que disponibilizam milhares de proejtos de leis, pareceres, teses, discursos, sessões jurídicas e legislativas.

Tendo em vista o cenário nacional, 23% do acervo é formado por produções em língua portuguesa, com destaque para as 22 universidades de Portugal participantes do consórcio OAI. A biblioteca apresenta uma interface simples e intuitiva, com resultados rápidos e relevantes, de modo a ser usável por todos os públicos.

Biblioteca Digital da Central de Cursos da Universidade Gama Filho

Criação, Projeto e Desenvolvimento:  Giovanni Eldasi - Pesquisador e Empreendedor Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ray Bradbury

"Se não tivermos bibliotecas, não temos nenhum passado e não teremos um futuro"