Sumários Correntes - novo serviço

11/27/2012 02:25:00 PM


Foi lançado esta semana um novo Serviço do Sistema de Bibliotecas da UERGS: os Sumários Correntes.

A ideia é divulgar o conteúdo dos periódicos que são correntes nas unidades da Universidade, ou seja, periódicos que chegam atualmente e que estão à disposição da comunidade acadêmica.

Este serviço é resultado de um trabalho que foi desenvolvido, desde 2010, pela bibliotecária Tânia Garcia Oliveira de Souza, que atuou na Biblioteca Central até outubro deste ano.

Ela iniciou um trabalho de avaliação das coleções de periódicos de todas as unidades, visando à adequação dos mesmos às necessidades e características dos cursos oferecidos e do espaço disponível para as bibliotecas.

Com esta avaliação, os periódicos que não tinham relação com os cursos oferecidos foram descartados a fim de ceder espaço para títulos pertinentes às áreas de conhecimento.

A partir desta disponibilidade de espaço foram conseguidas assinaturas por cortesia através de instituições de pesquisa e faculdades que cedem exemplares de periódicos científicos para as unidades da Uergs.

Em dois anos, a Uergs já conta com quase 50 títulos de periódicos nas 3 áreas, além de coleções retrospectivas (que muitas vezes não estão disponíveis em portais como o Scielo) de diversos periódicos relevantes para os cursos da Universidade.

Finalmente, entramos no último estágio, a divulgação das coleções disponíveis para a comunidade acadêmica. Assim, os “Sumários Correntes” é um mecanismo de divulgação que mostra os conteúdos dos periódicos recebidos atualmente pelas unidades.

Sendo assim, não deixem de visitar esta ferramenta que foi pensada para beneficiar a comunidade acadêmica com a disponibilização e o acesso dos periódicos científicos, ferramenta de extrema importância para a comunicação científica e para a construção do conhecimento na jornada acadêmica.

Para acessar o blog dos sumários, clique aqui, ou na barra lateral do Blog, no logo “Sumários Correntes”.

Relacionados

0 comentários.

Visualizações

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *