Semana Estadual CT&I

8/17/2012 11:42:00 AM





Semana Estadual CT&I

A Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico – SCIT está organizando juntamente com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia; SNCT.

PERÍODO

15 a 21 de outubro de 2012

OBJETIVO

A Semana tem por objetivo a mobilização da população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.
Pretende ainda, mostrar a importância da C,T&I para a vida de cada um e para o desenvolvimento do País e possibilitar que a população brasileira conheça e discuta os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e suas aplicações.

PÚBLICO ALVO

Estudantes e professores do Ensino Fundamental, Médio e de Graduação, pesquisadores acadêmicos, empresários, atores públicos e privados envolvidos com a temática de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação e público em geral.

TEMA

A edição 2012 da Semana tem como o tema “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza” que irá discutir os diversos aspectos envolvidos no estabelecimento de uma economia verde, bem como os desafios da sustentabilidade nas suas dimensões ambiental, econômica e social.
As pesquisas científicas e tecnológicas, os intercâmbios científicos e o uso generalizado e aberto dos dados e resultados científicos são fatores essenciais para enfrentar estes desafios, tendo em vista os limites naturais do Planeta e a necessidade de estruturas sócio-econômicas renovadas.
Por outro lado, uma educação de qualidade é um elemento indispensável para possibilitar uma formação cidadã adequada para o desenvolvimento sustentável”,

PROPOSTA

No ano de 2011 o Estado do Rio Grande do Sul foi o quarto estado brasileiro com maior número de municípios mobilizados (100 atividades em 24 cidades).
A meta da SCIT é DOBRAR o número de municípios, bem como de atividades, articulando os vários eventos que se realizam no Estado e que envolvem feiras científicas e salão de C,T&I, para que possamos prospectar algum tipo de apoio além da divulgação dos respectivos.

COMISSÃO ORGANIZADORA

Para 2012, contando com uma comissão organizadora composta das seguintes entidades:

- Associação Gaúcha de Municípios – AGM;
- Conselho Estadual de Educação – CEED;
- Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas – COMUNG;
- Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul – FAMURS;
- Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Estado do Rio Grande do Sul – FECOMÉRCIO;
- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – FAPERGS;
- Fundação de Ciência e Tecnologia – CIENTEC;
- Secretaria Estadual da Cultura, da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa – SESAMPE;
- Secretaria Estadual de Educação e do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS;
- Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE;
- Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC;
- Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS;
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

CADASTRE SUA ATIVIDADE

Solicitamos que as instituições interessadas preencham o formulário até 15 de setembro de 2012, para que possamos cadastrar sua atividade no site do MCTI, a fim de contabilizá-la como uma importante fatia deste imenso evento.

Salientamos que as atividades a serem cadastradas não precisam acontecer somente durante a semana, 15 a 21 de outubro de 2012, mas sim, as instituições poderão cadastrar eventos que acontecerão durante o mês de OUTUBRO INTEIRO.

Relacionados

0 comentários.

Visualizações

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *