Página da BC no Facebook

7/31/2020 02:16:00 PM

    Olá, pessoal!


    Vocês sabiam que, além desse nosso blog, a Biblioteca Central da Uergs também lançou uma página no Facebook? O objetivo é ter mais um canal de comunicação com nossos usuários para compartilhar informações sobre os serviços da biblioteca e sobre leituras, além de conteúdos relevantes referentes ao ensino, à pesquisa e à extensão na Universidade.

    Curta a nossa página no Facebook para nos ajudar a construir uma biblioteca cada vez mais próxima dos seus usuários no link.

Dicas de escrita

Dicas de escrita - Crase #5

7/29/2020 12:00:00 PM

    Olá, pessoal! Até esta semana, nós já aprendemos bastante sobre a crase, e nesta última postagem sobre o tema vamos ver mais casos em que é comum a crase estar empregada incorretamente. Para não errar mais, acompanhem as dicas a seguir!

    Entre palavras repetidas: certamente você já viu "dia à dia" ou "cara à cara", mas essa grafia está errada, pois se tratam de locuções indissolúveis e não há entre essas palavras a necessidade de usar o artigo"a", sobrando somente a preposição "a". O uso da crase, portanto está errado. A crase até poderá ser utilizada, em alguns casos, entre palavras repetidas que não formem uma locução indissolúvel, com uma unidade de sentido. 

    Antes de palavras no plural: para a crase estar correta antes de palavras femininas no plural, é necessária a concordância com o artigo "as", também no plural. A crase no "a" antes de plural implica erro de concordância, deve-se optar entre não utilizar a crase no "a" singular ou utilizar a crase, mas com o artigo exigido pelo plural "as".
    

    


 


     Horas: a crase nunca deve ser utilizada para indicação de horas com as preposições até, após, desde, entre e para. Dessa forma, está correto: "das 10 às 14h", mas está incorreto "entre 10h às 14h" e "após às 14h".

    Distância, casa e terra: somente devemos usar a crase antes dessas palavras quando elas estiverem especificadas, como em "Vou à casa de meus pais" e "Fui à terra natal dos meus avós". 







    Ainda está com alguma dúvida sobre a crase? Pode deixar um comentário! Na próxima semana, teremos mais dicas de escrita.

    

Dicas de escrita

Dicas de escrita - Crase #4

7/22/2020 12:00:00 PM

    Às vezes, mais fácil do que decorar todas regras do uso da crase, o melhor é tentar lembrar dos casos em que NÃO se deve utilizá-la. Vamos ver a seguir alguns casos em que a crase não ocorre:



1. Diante de palavras masculinas, pois o artigo empregado é sempre o "o", e não o artigo "a", como exigido pelas palavras femininas.
  • Escreveu o texto a lápis.
  • Passou a camisa a ferro.
  • Fez uma compra a prazo.

2. Antes de verbos, pois eles não exigem artigos. Dessa forma, os "a" dos exemplos abaixo representam somente a preposição "a".
  • A professora começou a falar.
  • O aluno estava disposto a ajudar.
  • Foi convidado a sentar.

3. Antecedendo os artigos indefinidos (um, uma, uns, umas), pois um artigo indefinido nunca vai exigir um artigo defino junto.
  • O prefeito recorreu a uma política conhecida.
  • O professor entregou as provas a um aluno.
  • Ela se referia a uns e outros.

4. Antes dos pronomes pessoais. Eles podem ser pessoais do caso reto - eu, tu, ele(a), nós, vós, eles(as) - ou pessoais do caso oblíquo - me, te, o, lhe, nos, mim, ti etc.
  • Todos diziam a ele que seria eleito.
  • Eu pedi a ela que me esperasse.
  • Os livros foram oferecidos a mim.





    Os casos em que a crase não deve ser utilizada não acabam por aqui... Fiquem atentos ao blog que semana que vem temos mais dicas.

Dicas de escrita

Dicas de escrita - Crase #3

7/15/2020 12:00:00 PM

    Esta semana nós temos mais uma situação que gera muita dúvida: o emprego da crase diante de um nome de lugar.

    O verbo "IR" sempre pede o complemento da preposição "a". Quem vai, vai a algum lugar. O lugar aonde vamos pode vir precedido ou não do artigo "a" (e a junção desses dois "a" vai gerar a crase). Vamos ver os exemplos:
  • Vou a Paris.
  • Vou à França.
    Se a preposição "a" existe nos dois casos, por que um recebe crase e o outro não? Porque "França" pede o artigo "a" e "Paris" não pede. Sempre que ficar em dúvida, lembre-se do antigo macete:
  • Vou a ___, volto DE ___ - NÃO há crase
  • Vou a ___, volto DA ___ - HÁ crase





    Depois dessa dica, duvido você errar de novo! Acompanhe nosso blog para continuar melhorando a sua escrita.

Dicas de escrita

Dicas de escrita - Crase #2

7/08/2020 12:00:00 PM

    Olá! Vamos continuar aprendendo a usar a crase corretamente?


    Na semana passada, vimos que devemos utilizar a crase quando temos o encontro da preposição “a” com o artigo “a”. Mas não é somente na junção com o artigo “a” que a crase é exigida. Vamos ver outros casos a seguir.

 

   Quando há o encontro da preposição “a” com a letra “a” inicial dos pronomes demonstrativos “aquele”, “aquela” e “aquilo”, a crase deve ser utilizada: "àquele", "àquela" e "àquilo".

    Assim, existirá o acento grave quando o termo que acompanha os pronomes “aquele”, “aquela” e “aquilo” exigir a preposição “a”. Veja o exemplo:


  • Sou favorável àquela proposição. (Favorável a + aquela)

  • Essa obra pertence àquele autor. (Pertencer a + aquele)


    Atenção! Não pense que está errado colocar a crase antes de “aquele” por se tratar de um termo masculino, pois o que é levado em consideração é o “a” do início.


    Para ter certeza do uso da crase nessas situações, você pode substituir os pronomes "aquele", "aquela" e "aquilo" por "a esse", "a essa" ou "a isso". Acompanhe os exemplos da imagem:





  


    Além dos pronomes demonstrativos “aquele”, “aquela” e “aquilo”, a crase também pode ocorrer no encontro da preposição “a” com os pronomes relativos “a qual” e “as quais”, como no exemplo:


  • As aulas às quais assisti eram muito importantes. (Assisti a + as quais.)


    Com a finalidade de evitar repetições desnecessárias, também podemos utilizar a crase em “à que”:


  • Comprou uma obra igual à (obra) que tinha estragado na chuva.

  
    Na semana que vem, vamos ver outros casos que também podem causar dúvidas no uso da crase. Acompanhe o blog para mais dicas!

STF e TV Justiça lançam série “Direito em Libras”, com glossário jurídico para pessoas surdas

7/05/2020 10:55:00 AM

Fonte: STF


O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, anunciou nesta quarta-feira (24) o lançamento, pela TV Justiça, da Série “Direito em Libras”, iniciativa do Poder Judiciário voltada para a inclusão social e a promoção da cidadania das pessoas com deficiência auditiva. A série se destina a criar um glossário jurídico na Língua Brasileira de Sinais: trata-se de uma sequência de episódios, com menos de um minuto de duração, e cada um aborda um termo jurídico em Libras.

“Criar um glossário jurídico na Língua Brasileira de Sinais é ampliar as possibilidades de compreensão da comunidade surda acerca dos seus próprios direitos e das instituições jurídicas do país”, destacou o presidente do STF ao apresentar o projeto. “É, assim, estabelecer condições para o amplo e efetivo exercício da cidadania pelos cerca de 10 milhões de brasileiros que apresentam algum nível de surdez.

Antes de apresentar em primeira mão um dos vídeos da série – que apresenta o sinal para expressar o termo “Constituição Federal” –, Toffoli frisou que, com a iniciativa, o STF e a TV Justiça contribuem de forma determinante e inovadora para a construção de uma sociedade mais livre, justa, solidária, igualitária e democrática, como preconiza a Constituição Federal de 1988.


Confira a notícia completa no site do STF

Professores da PUCRS lançam o projeto Hora da Leitura

7/03/2020 10:21:00 AM

Fonte: LiteraturaRS


Sendo a literatura sendo uma das formas que o ser humano dispõe para lidar com a realidade, nada mais natural do que a criação de um projeto como o Hora da Leitura. A necessidade de se conectar com os alunos fez com que os professores dos cursos de Letras e Escrita Criativa da PUCRS criassem o projeto a fim de compartilhar seus textos favoritos. Confira no site do LiteraturaRS a notícia completa, a origem do Hora da Leitura e aqui confira a playlist completa.

Dicas de escrita

Dicas de escrita - Crase #1

7/01/2020 12:18:00 PM

    Olá, pessoal! A partir de hoje vamos fazer uma série de postagens com dicas de escrita para facilitar a vida de vocês e, para começar, vamos abordar a famigerada crase.


    Nós utilizamos o acento grave (`) para indicar a fusão de duas letras "a", sendo que cada uma dessas letras tem uma função diferente na frase. Assim, para haver crase, é necessário que exista um "a" de preposição seguido de um "a" de artigo definido feminino (veremos outros casos nas próximas postagens).

    Mas o que é uma preposição? É o conectivo exigido por alguns verbos, substantivos e adjetivos para se ligarem ao restante da frase. Veja alguns exemplos de palavras que pedem o complemento da preposição "a":
  • Habituar-se a
  • Pertencer a
  • Referir-se a
  • Sobreviver a
  • Sujeitar-se a
  • Prejudicial a
  • Favorável a
  • Grato a
  • Relativo a
    Contudo, somente utilizaremos a crase se, após a preposição "a", houver houver um artigo "a", como nos exemplos a seguir:
  • Habituar-se à situação. (Habituar-se a + a situação)
  • Referir-se à obra. (Referir-se a + a obra)
  • Favorável à ação. (Favorável a + a ação)
  • Grato à mãe. (Grato a + a mãe)
    Um truque muito utilizado para descobrir se a crase deve ser empregada é trocar a palavra feminina por uma masculina. Se o resultado for "ao", a crase estará correta. Vamos aos exemplos:
  • Este livro pertence à aluna. (Podemos trocar "aluna" por "aluno", ficaria: Este livro pertence ao aluno - então a crase está correta)
  • Ele escreveu a carta. (Podemos trocar por "e-mail", ficaria: Ele escreveu o e-mail - como não temos "ao", não devemos utilizar a crase)





    Na próxima semana, vamos continuar falando sobre a crase. Fiquem ligados no nosso blog para muito mais dicas!



    

    

Visualizações

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *