Olá, pessoal!
Às vezes, mais fácil do que decorar todas regras do uso da crase, o melhor é tentar lembrar dos casos em que NÃO se deve utilizá-la. Vamos ver a seguir alguns casos em que a crase não ocorre:
- Escreveu o texto a lápis.
- Passou a camisa a ferro.
- Fez uma compra a prazo.
- A professora começou a falar.
- O aluno estava disposto a ajudar.
- Foi convidado a sentar.
- O prefeito recorreu a uma política conhecida.
- O professor entregou as provas a um aluno.
- Ela se referia a uns e outros.
- Todos diziam a ele que seria eleito.
- Eu pedi a ela que me esperasse.
- Os livros foram oferecidos a mim.
Evento - Diálogos sobre inclusão na Educação Profissional: experiências e perspectivas
7/20/2020 01:24:00 PMBiotecLives - Biotecnologia vegetal: da domesticação até o melhoramento moderno
7/17/2020 03:15:00 PMEsta semana nós temos mais uma situação que gera muita dúvida: o emprego da crase diante de um nome de lugar.
- Vou a Paris.
- Vou à França.
Fonte: Blog Nocaute
Olá! Vamos continuar aprendendo a usar a crase corretamente? Na semana passada, vimos que devemos utilizar a crase quando temos o encontro da preposição “a” com o artigo “a”. Mas não é somente na junção com o artigo “a” que a crase é exigida. Vamos ver outros casos a seguir. Quando há o encontro da preposição “a” com a letra “a” inicial dos pronomes demonstrativos “aquele”, “aquela” e “aquilo”, a crase deve ser utilizada: "àquele", "àquela" e "àquilo". Assim, existirá o acento grave quando o termo que acompanha os pronomes “aquele”, “aquela” e “aquilo” exigir a preposição “a”. Veja o exemplo: Sou favorável àquela proposição. (Favorável a + aquela) Essa obra pertence àquele autor. (Pertencer a + aquele) Atenção! Não pense que está errado colocar a crase antes de “aquele” por se tratar de um termo masculino, pois o que é levado em consideração é o “a” do início. Para ter certeza do uso da crase nessas situações, você pode substituir os pronomes "aquele", "aquela" e "aquilo" por "a esse", "a essa" ou "a isso". Acompanhe os exemplos da imagem: Além dos pronomes demonstrativos “aquele”, “aquela” e “aquilo”, a crase também pode ocorrer no encontro da preposição “a” com os pronomes relativos “a qual” e “as quais”, como no exemplo: As aulas às quais assisti eram muito importantes. (Assisti a + as quais.) Com a finalidade de evitar repetições desnecessárias, também podemos utilizar a crase em “à que”: Comprou uma obra igual à (obra) que tinha estragado na chuva.
Live: A importância dos estudos em aquisição da linguagem para a ciência e a sociedade
7/06/2020 08:37:00 AMSTF e TV Justiça lançam série “Direito em Libras”, com glossário jurídico para pessoas surdas
7/05/2020 10:55:00 AMFonte: STF
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, anunciou nesta quarta-feira (24) o lançamento, pela TV Justiça, da Série “Direito em Libras”, iniciativa do Poder Judiciário voltada para a inclusão social e a promoção da cidadania das pessoas com deficiência auditiva. A série se destina a criar um glossário jurídico na Língua Brasileira de Sinais: trata-se de uma sequência de episódios, com menos de um minuto de duração, e cada um aborda um termo jurídico em Libras.
“Criar um glossário jurídico na Língua Brasileira de Sinais é ampliar as possibilidades de compreensão da comunidade surda acerca dos seus próprios direitos e das instituições jurídicas do país”, destacou o presidente do STF ao apresentar o projeto. “É, assim, estabelecer condições para o amplo e efetivo exercício da cidadania pelos cerca de 10 milhões de brasileiros que apresentam algum nível de surdez.
Antes de apresentar em primeira mão um dos vídeos da série – que apresenta o sinal para expressar o termo “Constituição Federal” –, Toffoli frisou que, com a iniciativa, o STF e a TV Justiça contribuem de forma determinante e inovadora para a construção de uma sociedade mais livre, justa, solidária, igualitária e democrática, como preconiza a Constituição Federal de 1988.
Confira a notícia completa no site do STF
Fonte: LiteraturaRS
Olá, pessoal! A partir de hoje vamos fazer uma série de postagens com dicas de escrita para facilitar a vida de vocês e, para começar, vamos abordar a famigerada crase.
- Habituar-se a
- Pertencer a
- Referir-se a
- Sobreviver a
- Sujeitar-se a
- Prejudicial a
- Favorável a
- Grato a
- Relativo a
- Habituar-se à situação. (Habituar-se a + a situação)
- Referir-se à obra. (Referir-se a + a obra)
- Favorável à ação. (Favorável a + a ação)
- Grato à mãe. (Grato a + a mãe)
- Este livro pertence à aluna. (Podemos trocar "aluna" por "aluno", ficaria: Este livro pertence ao aluno - então a crase está correta)
- Ele escreveu a carta. (Podemos trocar por "e-mail", ficaria: Ele escreveu o e-mail - como não temos "ao", não devemos utilizar a crase)