Dicas de Escrita - Revise seu texto!

9/23/2020 08:00:00 AM

     A produção textual acadêmica exige muita atenção e, principalmente, revisão do texto completo. Muitos erros encontrados nesses textos poderiam ter sido corrigidos com uma leitura atenta da produção. Para ajudar nesse passo importante, que vai aumentar muito a qualidade do seu texto, siga os passos a seguir:

FLUXO TEXTUAL - Analise se a sua produção possui início, meio e fim. Um assunto não pode ser abordado sem uma introdução para contextualizá-lo, é preciso que o leitor entenda o contexto daquilo que será tratado já no início do texto. O desenvolvimento deverá ampliar a introdução, mas não poderá fugir daquilo que foi estabelecido. Para um texto com sentido completo, não pode faltar a conclusão, onde você deverá retomar as ideias desenvolvidas ao longo do processo de escrita. Várias releituras são necessárias para esclarecer e reorganizar o conteúdo para tenha uma sequência lógica completa.

CONTEÚDO - Verifique a qualidade do conteúdo do seu texto. Ele precisa ter um embasamento teórico, pois as suas conclusões precisam ser bem fundamentadas. A coerência de um texto é facilmente compreendida pelo leitor quando se encontra sentido lógico entre as proposições escritas. Já a coesão é percebida no modo como os componentes do texto conectam-se dentro das suas relações para a formação de uma sequência linear, também está ligada ao fluxo textual.

CITAÇÕES - Uma vez que seu texto possui embasamento teórico, você precisa saber citar corretamente os autores que fundamentaram sua produção textual. Em um texto acadêmico, é necessário conhecer as normas de citações para conferir validade científica ao trabalho. Confira o manual elaborado pelos bibliotecários da Uergs para fazer citações corretamente clicando neste link.

GRAMÁTICA - Esse é o passo mais difícil para muitas pessoas, mas com uma leitura atenciosa é possível identificar e corrigir muitos desvios gramaticais. Em primeiro lugar, esteja atento à acentuação e à pontuação, lembrando que algumas regras de acentuação mudaram com o último acordo ortográfico da Língua Portuguesa. Da mesma forma, atente à ortografia, pois diversos erros não são percebidos pelos corretores ortográficos, e a ortografia de muitas expressões mudou com a nova regra do hífen. As frases muito longas exigem cuidado redobrado, pois é muito fácil os erros de concordância passarem despercebidos neste caso.






São muitos os aspectos que precisam estar em harmonia para uma boa produção acadêmica. Neste post, elencamos apenas alguns elementos que podem ajudar você na revisão de seus trabalhos.


Relacionados

0 comentários.

Visualizações

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *