Soja transgênica da Embrapa produz enzima que atua no combate ao vírus da Aids

4/29/2013 08:02:00 AM

Fonte: Pesquisa Fapesp e CIB

Uma pesquisa da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia busca o desenvolvimento de uma variedade transgênica de soja que expressa uma enzima capaz de prevenir a contaminação pelo vírus causador da Aids.

Por meio de técnicas de biotecnologia, a leguminosa está produzindo a cianovirina-N, enzima com comprovada eficácia contra o vírus, que inibe  a replicação do HIV ao se ligar a seus oligossacarídeos (açúcares).

A equipe de pesquisadores do Instituto Nacional de Câncer (NCI, na sigla em inglês) e dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH) dos Estados Unidos foi quem identificou o potencial desta enzima no combate a doenças virais.

Entretanto, os cientistas tinham dificuldade em encontrar um método economicamente viável para produzi-la em larga escala. Ao ficarem sabendo que um grupo brasileiro, liderado pelo professor Elíbio Rech da Embrapa, havia desenvolvido uma técnica para inserção de genes em soja, surgiu a oportunidade de parceria.

Os norte-americanos forneceram a sequencia genética codificadora do gene e os brasileiros a inseriram no genoma de uma variedade de soja da Embrapa.

O resultado é que as sementes das plantas transgênicas estão produzindo a cianovirina. O desafio atual é melhorar o processo de extração da proteína, purificando quantidades maiores da enzima das sementes de soja.

“Nossa intenção é produzir uma quantidade suficiente da proteína para testar o principio ativo em macacas nos Estados Unidos, e posteriormente em seres humanos”, explica Rech.

MCTI abre espaço para envio de propostas de pesquisa sobre a ciência antártica

4/25/2013 07:11:00 PM

Até 24 de maio, serão recebidas sugestões ao plano de ação de 2013 a 2022 para a ciência antártica brasileira
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) abriu prazo até 24 de maio para receber sugestões ao plano de ação de 2013 a 2022 para a ciência antártica brasileira. Encomendado pela pasta a um grupo de pesquisadores, o documento propõe a criação de cinco programas que explorem conexões entre o continente gelado e a América do Sul. As novas diretrizes também buscam aumentar o protagonismo nacional no Sistema do Tratado Antártico.
 
Apresentado ao Comitê Nacional de Pesquisas Antárticas (Conapa) em reunião no início de março, o plano absorveu sugestões do colegiado, como a período de ações projetadas, que passou de cinco para dez anos. Interessados em contribuir devem preencher o formulário da consulta pública e enviá-lo para o e-mail proantar@mct.gov.br.
 
A Coordenação para Mar e Antártica do MCTI deve consolidar o documento para então submetê-lo à aprovação de integrantes do Conapa, do secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento, Carlos Nobre, e, por último, do ministro Marco Antonio Raupp.
 
Eixos
Guiado por orientações do Comitê Científico sobre Pesquisa Antártica (Scar, na sigla em inglês), o plano propõe programas em cinco áreas integradas:
 
1) Interações gelo-atmosfera, a respeito do papel da criosfera (superfície terrestre coberta por gelo ou neve) no clima do Hemisfério Sul e da evolução dos processos biogeoquímicos ao longo dos últimos dois mil anos.
 
2) Efeitos das mudanças climáticas na biocomplexidade dos ecossistemas antárticos e suas conexões com a América do Sul, com ênfase na origem, na evolução e na distribuição da biodiversidade no continente gelado.
 
3) Vulnerabilidade e mudanças climáticas no oceano Austral, com base nos processos físicos e biogeoquímicos associados às variações na circulação das águas e sua interação com o gelo marinho e as plataformas de gelo que possam ter impacto no clima continental e oceânico.
 
4) Papel da Antártica na ruptura do Gondwana e na abertura do oceano Atlântico Sul, a partir de estudos sobre o oceano Austral, visando ao entendimento da sua influência passada e atual sobre a margem continental e os recursos petrolíferos do território nacional.
 
5) Dinâmica da alta atmosfera na Antártica e seus impactos na redução do ozônio estratosférico no clima do Polo Sul e em ecossistemas associados.
 
O documento recomenda atenção a novas fronteiras de pesquisa, como astronomia no platô antártico, biodiversidade em condições extremas e ciências sociais - arqueologia, sociologia da ciência e geopolítica. Outra frente de pesquisa sugerida estudaria conexões com o Polo Norte.
 
O plano também aponta para as necessidades de formação de especialistas antárticos e sua posterior absorção no sistema de ensino e pesquisa nacional.
 
(Agência MCTI)

Universidades públicas poderão ser obrigadas a divulgar produção científica na internet

4/22/2013 04:07:00 PM

Projeto de Lei do Senado dispõe que as instituições de educação superior de caráter público, bem como as unidades de pesquisa, ficam obrigadas a construir repositórios institucionais de acesso livre
As instituições de educação superior de caráter público poderão ser obrigadas a disponibilizar suas produções científicas na internet. É o que prevê o projeto de Lei do Senado (PLS) 387/2011, que a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) deve apreciar na próxima terça-feira (23), a partir das 9h.
 
De autoria do senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), o projeto dispõe que as instituições de educação superior de caráter público, bem como as unidades de pesquisa, ficam obrigadas a construir repositórios institucionais de acesso livre.
 
Pelo texto, deverá ser depositado nesses repositórios, obrigatoriamente, o inteiro teor da produção técnico-científica conclusiva dos estudantes aprovados em cursos de mestrado, doutorado, pós-doutorado ou similar, assim como da produção de pesquisas científicas realizadas por seus professores, pesquisadores e colaboradores, apoiados com recursos públicos.
 
"O compartilhamento do saber em todas as esferas e em escala global é uma tendência nítida do mundo contemporâneo", diz Rollemberg na justificativa do projeto.
 
Para o senador, a construção dos repositórios e o arquivamento digital da produção técnico-científica proporcionarão maior visibilidade dos investimentos do governo em ciência e tecnologia.
 
O senador acrescenta que a medida também pode dar subsídios aos poderes públicos para a elaboração da política de fomento de ciência e tecnologia.
 
"É importante ressaltar o impacto da aplicação do conhecimento científico no desenvolvimento social, econômico, científico e tecnológico de um país", diz.
 
O relator, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), é favorável à matéria, que seguirá para análise da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), depois de aprovada na CCT.
 
Novas empresas
 
Na mesma sessão, a CCT deve analisar o PLS 321/2012, que estabelece normas gerais relativas ao tratamento específico a ser dispensado às novas empresas de tecnologia no âmbito dos poderes da União, particularmente no que se refere à isenção temporária de tributos.
 
De autoria do senador José Agripino (DEM-RN), a matéria tem o apoio do relator, senador Valdir Raupp (PMDB-RO). A matéria deve passar, ainda, pela análise da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
 
(Agência Senado)

Ação de extensão da Uergs no Litoral Norte distribuirá livros infantis

4/17/2013 08:29:00 AM


Fonte: Uergs

Clique na imagem para ampliar
A Unidade da Uergs no Litoral Norte – Osório está promovendo uma ação de extensão que culminará com a doação de livros infantis a crianças da comunidade da periferia da cidade, atendidas pelo Centro de Referência em Assistência Social (Cras). A programação inicia no dia 20 de abril e prevê uma atividade a cada mês, com palestras e oficinas, até o dia 13 de julho, quando os livros serão entregues.

Durante as palestras e oficinas, serão abordados temas como Biblioterapia e a importância da leitura em família.

O público-alvo da atividade são professores da educação básica e alunos de licenciatura em pedagogia e áreas afins.

De acordo com Martha Hoppe, coordenadora institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e desta ação de extensão, a intenção é, posteriormente, estender o projeto para participação da comunidade. “O objetivo é proporcionar conhecimento e atividades que possam ser desenvolvidas nas escolas e nas famílias”, lembrou.

As atividades serão realizadas na Unidade (Rua Machado de Assis, nº 1456 - Bairro Sulbrasileiro) e as inscrições poderão ser realizadas no dia 20 de abril, no local. Para se inscrever, é necessário levar um livro infantil (que será doado).



>> Confira a programação
>> Ficha de inscrição

Educação

Crianças terão de ir à escola a partir do 4 anos de idade

4/12/2013 08:18:00 PM

As crianças brasileiras devem ser matriculadas na educação básica a partir dos quatro anos de idade. Para atender essa obrigatoriedade — a matrícula cabe aos pais e responsáveis —, as redes municipais e estaduais de ensino têm até 2016 para se adequar e acolher alunos de 4 a 17 anos. O fornecimento de transporte, alimentação e material didático também será estendido a todas as etapas da educação básica.

As novas normas foram estabelecidas pela Lei nº 12.796, do dia 4 último, sancionada pela presidenta da República, Dilma Rousseff, e publicada no Diário Oficial da União de sexta-feira, 5. O novo documento ajusta a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) à Emenda Constitucional nº 59, de 11 de novembro de 2009, que torna obrigatória a oferta gratuita de educação básica a partir dos 4 anos de idade.

Lei nº 12.796/2013 também estabelece que a educação infantil — contempla crianças de 4 e 5 anos na pré-escola — será organizada com carga horária mínima anual de 800 horas, distribuída por no mínimo 200 dias letivos. O atendimento à criança deve ser, no mínimo, de quatro horas diárias para o turno parcial e de sete para a jornada integral. A norma já valia para o ensino fundamental e médio.

As alterações na Lei de Diretrizes e Bases também englobam educação especial. De acordo com a Lei nº 12.796/2013, entende-se por educação especial a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino para pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. O texto também garante que o Poder Público adotará como alternativa preferencial a ampliação do atendimento aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação na própria rede pública.

Houve ainda a inclusão, na Lei de Diretrizes e Bases, de dispositivo segundo o qual o ensino será ministrado, entre outros itens, em consideração com a diversidade étnico-racial. 

Assessoria de Comunicação Social


Confira a Emenda Constitucional nº 59/2009 

fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=18563:criancas-terao-de-ir-a-escola-a-partir-do-4-anos-de-idade&catid=211&Itemid=86

Célula fototermossolar aproveita luz e calor do Sol

4/12/2013 09:11:00 AM

Luz e calor viram eletricidade

Em 2010, pesquisadores descobriram uma nova forma de converter a energia do Sol - a luz e o calor - em eletricidade.

A descoberta chamou a atenção do mundo científico, mas o rendimento era baixo demais para aplicações práticas.

Agora, a mesma equipe cumpriu suas promessas anteriores, criando uma versão da sua célula fototermossolar que é 100 vezes mais eficiente do que o primeiro protótipo.

"Este é um passo fundamental rumo a fabricar dispositivos práticos baseados em nossa técnica, para capturar tanto a luz quanto o calor gerados pelo Sol," disse Nicholas Melosh, líder da equipe.

As células solares normais usam uma porção do espectro de comprimentos de onda da luz do Sol para gerar eletricidade.

Já o novo processo PETE (Photon Enhanced Thermionic Emission, emissão termiônica de fótons otimizada) usa um chip semicondutor especial que gera eletricidade a partir de todo o espectro, o que inclui os comprimentos de onda que geram calor.

Continue lendo: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=celula-fototermossolar-aproveita-luz-calor-sol&id=010115130405

Videogame ensina Java em primeira pessoa

4/12/2013 09:08:00 AM

Java para crianças

Aprender a linguagem de programação Java não parece ser brincadeira de criança.

Mas pode tornar-se, com a ajuda de um videogame em primeira pessoa - e gratuito.

O CodeSpells foi criado por uma equipe da Universidade da Califórnia em San Diego, e passou no primeiro teste, com um grupo de 40 meninas com idades entre 10 e 12 anos.

Ensinar informática abaixo do nível universitário é difícil principalmente porque é difícil encontrar professores qualificados para lidar com estudantes em nível básico.

Por isso, o professor William Griswold e seus alunos se propuseram a encontrar uma maneira de atingir esses alunos fora da sala de aula.

Eles projetaram um jogo em primeira pessoa para manter as crianças envolvidas enquanto lidam com as dificuldades de programação, que poderiam ser frustrantes e desanimadoras em um aprendizado normal.

Como ensinar Java para crianças

A linha de história do CodeSpells é simples: o jogador é um mago chegando a uma terra habitada por gnomos. Os gnomos também tinham sua mágica, mas a perderam em algum ponto. O mago deve então ajudar os gnomos a reencontrar sua mágica.

Ainda sem saber, o jogador escreve seus feitiços em Java - são sete magias disponíveis, incluindo levitar objetos dentro do jogo, voar e fazer fogo.

Continue lendo: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=videogame-ensina-java-primeira-pessoa&id=010150130411&ebol=sim

Termoelétricos flexíveis vão buscar o calor onde ele estiver

4/12/2013 09:01:00 AM

Transformando calor em eletricidade

Imagine revestir qualquer coisa que esquente - como o cano do escapamento do seu carro, o processador do seu computador ou as chaminés das indústrias - e transformar esse calor indesejável em eletricidade.

É isso que engenheiros alemães estão viabilizando, graças ao desenvolvimento de um material termoelétrico flexível que pode ser fabricado em larga escala na forma de um revestimento a ser aplicado sobre qualquer superfície.

Os materiais termoelétricos são bem conhecidos, e têm mantido de pé suas promessas de aplicações que vão desde geladeiras de estado sólido e a reciclagem de energia até uma refrigeração térmica.

Transformar o calor desperdiçado em eletricidade pode mudar o panorama energético mundial devido às magnitudes envolvidas.

Os motores a combustão dos carros aproveitam pouco mais de 25% da energia contida na gasolina - a maior parte é perdida na forma de calor.

As grandes usinas termoelétricas, por sua vez, não conseguem converter em eletricidade mais do que 40% do combustível que consomem. Todo o restante é liberado na atmosfera como calor saindo de suas chaminés.

"Os geradores termoelétricos atuais têm uma eficiência de cerca de 8%. Isso pode parecer pouco, mas se conseguirmos fabricar materiais termoelétricos com um custo razoável, poderemos instalá-los nas enormes torres das usinas geradoras, onde cerca de 1.500 litros de vapor de água evaporam por minuto - isso vai resultar em enormes quantidades de eletricidade," disse o Dr. Aljoscha Roch, do Instituto Fraunhofer, na Alemanha.

Continue lendo: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=material-termoeletrico-flexivel&id=010115130412&ebol=sim

Cientistas encontram embriões de dinossauros na China

4/11/2013 09:37:00 AM

Fonte: G1

Cientistas descobriram na China o fóssil do embrião de um dinossauros que data de 190 milhões de anos atrás. O achado pode ajudar a explicar como era a fase inicial do desenvolvimento dos animais, ainda dentro do ovo, segundo um estudo publicado nesta quarta-feira (10).


O achado é "extraordinariamente raro nos registros paleontológicos e é valioso tanto por sua antiguidade como pela oportunidade que oferece de estudar a embriologia dos dinossauros", disse o paleontólogo canadense Robert Reisz, da Universidade de Toronto Mississauga, em comunicado de imprensa da universidade australiana James Cook.

A equipe dirigida por Reisz, que era formada por cientistas da Alemanha, Austrália, China e Taiwan, realizou escavações na província de Yunnan e analisou mais de 200 ossos de exemplares de dinossauros em diferentes períodos de desenvolvimento embrionário, assim como a geologia da jazida.

"Trata-se da primeira vez em que podemos seguir o crescimento dos embriões de dinossauro à medida em que se desenvolvem. Nosso descobrimento terá um forte impacto no entendimento da biologia desses animais", assinalou Reisz.

A maioria dos embriões de dinossauros estudados até o momento pertecem ao Cretáceo, período que se desenvolveu entre 145,5 milhões e 65,5 milhões de anos atrás, aproximadamente. Por isso, o descobrimento na jazida situada próxima da cidade de Lufeng, no sudoeste da China, representa uma grande novidade dado o grau de antiguidade.

Os ovos, que estão entre os mais antigos já encontrados, são muito pequenos, mas se encontram em excelentes condições. Eles correspondem a 20 exemplares embrionários da espécie Lufengosaurus (que significa "réptil de Lufeng"), que foi o dinossauro mais comum na região durante a primeira etapa do período Jurássico.


Leia mais em: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/04/cientistas-encontram-embrioes-de-dinossauros-na-china.html

Pesquisadores têm acesso a obras raras da literatura na recém inaugurada Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

4/08/2013 03:00:00 PM

Interessados podem agendar sua visita  ao acervo de mais de 60 mil volumes guardados num moderno edifício
Desde terça-feira, 2 de abril, pesquisadores têm acesso a um raro acervo da literatura brasileira. Basta agendar uma visita à recém-inaugurada Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, que guarda importantes obras da literatura brasileira, como o original de Grande Sertão Veredas, a primeira impressão de Vidas Secas e um livro do Padre José de Anchieta sobre a gramática guarani.
 
O precioso acervo está conservado num moderno edifício na capital paulista.. Com 20 mil metros quadrados e 60 mil volumes, a biblioteca está localizada na Cidade Universitária, zona oeste da cidade, e conta com climatização, auditório, livraria da EDUSP (Editora da Universidade de São Paulo), salas de pesquisa e leitura, laboratórios e anexos. O nome é uma homenagem a Guita e José Midlin, os principais responsáveis pelo grande acervo. Em 2006, o casal doou sua coleção pessoal de 32 mil títulos e 60 mil volumes à USP.
 
Além do acervo da Brasiliana, o prédio tem um segundo bloco, previsto para ficar pronto em junho ou julho. Este módulo deverá abrigar o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB). O público que visitar o espaço vai poder conferir a exposição com os cem livros e documentos mais valiosos da Biblioteca até o dia 28 de junho. Também poderá conhecer a exposição permanente "Não faço nada sem alegria", sobre a vida do casal Midlin, a formação da biblioteca, a construção do edifício, a conservação do livro, a história da imprensa e o prazer da leitura, contados através de painéis, imagens, textos e vídeos.
 
O prédio foi inaugurado no dia 23 de março, durante evento com autoridades e convidados. Estavam presentes Marta Suplicy, ministra da Cultura; Sonia Mindlin, filha do casal que dá nome ao espaço; e Rodrigo Mindlin, arquiteto e autor do projeto junto com Eduardo de Almeida. "A gente teve a incumbência de pensar um espaço físico que poderia abrigar as pessoas de maneira humana, aberta, livre, com um acervo de obras raras tão especial como esse, que foi construído ao longo de 80 anos", contou Rodrigo, que também é neto de Guita e José.
 
(Jornal da Ciência)

Educação

Matrícula de crianças a partir de quatro anos será obrigatória em 2016

4/08/2013 02:51:00 PM


 A partir de 2016, as crianças deverão ser matriculadas na educação básica a partir dos quatro anos de idade. Para atender a essa obrigatoriedade de pais e responsáveis, as redes municipais e estaduais deverão se adequar, dentro do mesmo prazo, para acolher alunos de quatro a 17 anos. O fornecimento de transporte, alimentação e material didático também será estendido a todas as etapas da educação básica.

Essas mudanças são determinadas pela Lei 12.796, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff e publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 5. Essa lei ajusta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) à emenda constitucional 59, de 11 de novembro de 2009, que tornou obrigatória a oferta gratuita de educação básica a partir dos quatro anos.

A lei 12.796 também estabelece que a educação infantil, que contemplará crianças de quatro e cinco anos na pré-escola, será organizada com carga horária mínima anual de 800 horas, distribuída por no mínimo 200 dias letivos. O atendimento à criança deve ser, no mínimo, de quatro horas diárias para o turno parcial e de sete para a jornada integral. Isto já valia para o ensino fundamental e o ensino médio.

Outras mudanças – As alterações nos artigos da LDB também englobam educação especial. De acordo com a lei 12.796, entende-se por educação especial a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

O texto da lei também garante que “o poder público adotará, como alternativa preferencial, a ampliação do atendimento aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação na própria rede pública”.

Houve também a inclusão no texto da LDB de “consideração com a diversidade étnico-racial” entre as bases nas quais o ensino será baseado.

Fonte: Site do MEC
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=18563

15ª edição do Prêmio L'ORÉAL-UNESCO para as Mulheres na Ciência – 2013

4/03/2013 12:19:00 PM

Fonte: Unesco

 

A cada ano, cinco notáveis cientistas mulheres – uma por continente – são homenageadas pela contribuição de suas pesquisas, pela força de seus compromissos e pelo impacto na sociedade. 

No próximo dia 28 de março, as cinco contempladas em 2013 serão homenageadas em uma cerimônia de premiação em Paris e receberão US$100 mil pelo reconhecimento às suas realizações. 

Uma delas é a brasileira Márcia Barbosa, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

O júri do prêmio foi presidido pelo professor Ahmed Zewail, vencedor do Prêmio Nobel de 1999 em Química e ocupante da cátedra Linus Pauling de Química e professor de Física no Instituto de Tecnologia da Califórnia. 

As pesquisas das laureadas de 2013 demonstram abordagens excepcionalmente originais à investigação fundamental nas ciências físicas; desde a contribuição para uma melhor compreensão das alterações climáticas até o avanço da pesquisa sobre doenças neurodegenerativas e, potencialmente, a descoberta de novas fontes de energia.

Continue lendo em:  http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/15th_annual_loreal_unesco_awards_for_women_in_science_2013/

Método Paulo Freire

1ª turma do método Paulo Freire se emociona ao lembrar das aulas

4/03/2013 08:11:00 AM


Fonte: G1


Método Paulo Freire de alfabetização completa 50 anos neste mês.
Primeira turma teve 380 alunos de Angicos, dos quais 300 se formaram.

Fernanda Zauli Do G1 RN


Paulo Alves de Souza, 70 anos, Maria Eneide de Araujo Melo, 56, e Idália Marrocos da Silva, 83. Três personagens de uma história que teve como cenário a pequena cidade de Angicos, localizada na região central do Rio Grande do Norte, a 170 km de Natal, e que completa 50 anos neste mês de abril.

Os três fizeram parte da experiência de alfabetização de adultos, conhecida como as 40 Horas de Angicos, na qual foram alfabetizados cerca de 300 angicanos, em 1963, sob a supervisão do educador Paulo Freire.

A experiência, inédita no Brasil, tinha uma meta ousada: alfabetizar adultos em 40 horas. Mas não era só isso.

De acordo com o professor doutor Éder Jofre, Paulo Freire pretendia despertar o ser político que deve ser sujeito de direito.

"A palavra 'tijolo' fez parte do universo vocabular trabalhado em Angicos. Era uma palavra que fazia parte do cotidiano dessas pessoas. Mas não era só ensinar a escrever tijolo, tinha também a questão social e política. Era questionado: você trabalha na construção de casas, mas você tem uma casa própria? Por que não tem? Levava o cidadão a pensar nessas questões", explica Éder Jofre, que é doutor no método Paulo Freire.

Paulo Souza lembra que naquela época, quando tinha 20 anos, já não tinha esperanças de aprender a ler, até que chegou na cidade a notícia do curso de alfabetização de adultos.

"Eu não pensei duas vezes. Fui na hora." Ele conta que trabalhava o dia todo e seguia para as aulas que aconteciam em uma casa no centro da cidade.

"Naquela época aqui era só mato. Depois do trabalho a gente seguia para a aula com o caderninho debaixo do braço. Aquilo mudou a minha vida, porque quando a gente não sabe ler a gente não participa de nada, a gente não é ninguém", diz, emocionado.
 
 Maria Eneide também participou das aulas de alfabetização. 
 
Com 6 anos de idade, ela não era o público alvo do curso, mas acompanhava os pais porque não tinha com quem ficar em casa. "Meu pai e minha mãe estavam no curso, então eu ia com eles. Eu aprendi a ler no colo do meu pai e quando ele não podia ir eu acompanhava minha mãe e depois ensinava meu pai", lembra.
 
A experiência foi determinante na vida de Eneide. "A partir dali eu tive certeza de que seria professora e hoje dou aula para alunos da educação infantil", diz.
 
Aos 83 anos de idade, Idália Marrocos da Silva diz que se lembra 'como se fosse hoje' das aulas. "Nós íamos para uma casa e tínhamos aula na sala. Naquela época essas aulas aconteciam em todo lugar: na igreja, na delegacia, nas casas das pessoas. Muita gente aprendeu a ler com essas aulas", lembra.

De sorriso fácil e boa memória. Dona Idália lembra que muita gente tinha medo de ir às aulas porque na época diziam que Paulo Freire era comunista e que os alunos do curso seriam perseguidos. "Muita gente tinha medo. Minha mãe não queria que eu fosse, mas essas aulas mobilizaram a cidade inteira.

Foi quase uma revolução e eu queria fazer parte", conta, na cadeira de balanço, em uma casa simples onde mora sozinha.

Entenda o método Paulo Freire

Paulo Freire desenvolveu um método de alfabetização baseado nas experiências de vida das pessoas. Em vez de buscar a alfabetização por meio de cartilhas e ensinar, por exemplo, “o boi baba” e “vovó viu a uva”, ele trabalhava as chamadas “palavras geradoras” a partir da realidade do cidadão. Por exemplo, um trabalhador de fábrica podia aprender “tijolo”, “cimento”, um agricultor aprenderia “cana”, “enxada”, “terra”, “colheita” etc. A partir da decodificação fonética dessas palavras, ia se construindo novas palavras e ampliando o repertório.


Continue lendo em: http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2013/04/1-turma-do-metodo-paulo-freire-se-emociona-ao-lembrar-das-aulas.html

Raios T: sucessores dos raios X ficam mais potentes

4/02/2013 08:47:00 AM

Fonte: Inovação Tecnológica

Raios sem radiação

Exames de raios X são muito úteis, mas têm o grande inconveniente de submeter o paciente a doses de uma radiação ionizante, danosa para todos os tecidos humanos.

Exames de raios T serão muito melhores, porque farão imagens do corpo humano mais precisas sem causar nenhum dano.

Isso porque a radiação T, ou terahertz, é absorvida pela água, o que significa que os tecidos moles do corpo humano também poderão ser fotografados por esses novos exames - e não apenas os ossos, como acontece com os raios X.

Como a energia da radiação eletromagnética com comprimento de onda na faixa dos terahertz é muito baixa, ela praticamente não danifica os materiais, principalmente os tecidos biológicos, o que permitirá criar exames médicos não-invasivos impossíveis com a tecnologia atual.

Tudo isso - e, eventualmente, também celulares que enxergam através das paredes - agora ficou mais perto da realidade, graças ao trabalho da equipe da Dra. Mona Jarrahi, da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

O grupo criou um aparelho emissor de raios Terahertz que é 50 vezes mais potente do que os melhores existentes até hoje.

E eles trabalharam também no outro lado do problema, construindo um receptor de raios T que é 30 vezes mais sensível do que a tecnologia atual.

Fazendo as contas, a tecnologia dos raios T ficou 1.500 vezes melhor, finalmente abrindo caminho para aplicações práticas realistas.

"Com nosso sistema terahertz de alta sensibilidade, nós podemos ver profundamente nos tecidos biológicos, ou detectar pequenas quantidades de drogas ilegais e explosivas a grandes distâncias," disse a pesquisadora.

Continue lendo em: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=raios-t-sucessores-raios-x&id=010115130402&ebol=sim

Visualizações

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *